22/09/2023 às 20:31, atualizado em 22/09/2023 às 20:46

Feira de Orquídeas do Jardim Botânico expõe mais de duas mil mudas

A entrada no parque neste fim de semana é gratuita mediante doação de brinquedo para a Campanha Vem Brincar Comigo; evento marca o início da estação das flores

Por Josiane Borges, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

Até domingo (24), o Jardim Botânico de Brasília (JBB) promove a 2ª Feira de Orquídeas de 2023. Mais de 2 mil plantas estão em exposição, das 9h às 17h, em frente ao Café Jardim. A novidade é que, neste fim de semana, a entrada no parque será gratuita, mediante a doação de um brinquedo.

O evento tem como objetivo celebrar o início da Primavera e espera receber cerca de 3 mil visitantes até domingo. As plantas de várias espécies disponíveis para venda são para todos os gostos e bolsos | Fotos: Lucio Bernardo Jr/Agência Brasília

Um dos organizadores da feira, o gerente do Laboratório do JBB, Daniel da Mata, destaca que o evento tem como objetivo celebrar o início da Primavera e espera receber cerca de três mil visitantes até domingo. “As pessoas visitam o orquidário e sempre querem levar uma plantinha, e este é o momento. Trouxemos os produtores do DF para a exposição, e a comunidade poderá levar uma para casa. Temos plantas de várias espécies disponíveis para venda, para todos os gostos e bolsos”, afirma.

O produtor de orquídeas André Marques trouxe para a feira mais de 150 espécies

André Marques, produtor de orquídeas há mais de 12 anos no DF, trouxe para a feira mais de 150 espécies. “É um espaço importante para mostrar a produção e uma maior diversidade de plantas. Trago itens colecionáveis, orquídeas com flores e sem, além de suculentas e cactos também.”

Na tarde desta sexta-feira (22), a professora Geni Spies, 59 anos, prestigiava a exposição e já saía com as mãos cheias de plantinhas. “Sou apaixonada por orquídeas desde os 14 anos e frequento todas as exposições, conheço os produtores. Tenho mais de 1.000 em casa e, quando fiquei sabendo da exposição, vim logo prestigiar”, conta a colecionadora.

A aposentada Edir Domingos: “Gosto de ver as flores se abrindo e de visitar o Jardim Botânico”

A aposentada Edir Domingos, 75 anos, estava em busca de novidades. “Adoro orquídeas, tenho plantas e vasos em casa, e venho todos os anos em busca de novidades. Gosto de ver as flores se abrindo e de visitar o Jardim Botânico”, declara.

Campanha Vem Brincar Comigo

O Jardim Botânico de Brasília está participando do Projeto Vem Brincar Comigo, e quem doar um brinquedo para a campanha, até domingo, tem a entrada liberada no espaço.

A diretora adjunta do JBB, Daniela Fernandes, acredita que terá mais visitantes nestes dias para ajudar na arrecadação da Campanha Vem Brincar Comigo

“Nosso intuito é colaborar com a campanha e arrecadar mais brinquedos, levando sorrisos para as crianças que irão receber esses itens. Nesse sentido, aproveitamos o ensejo da tradicional feira e unimos as duas situações, pois acreditamos que teremos mais visitantes e ajudaremos na arrecadação”, diz a diretora adjunta do JBB, Daniela Fernandes.

Cada item doado vale por um único ingresso. Os artigos doados podem ser novos ou usados e devem estar em bom estado de conservação. Após essa data, a doação poderá ser feita no Centro de Visitantes, mas sem a gratuidade do ingresso.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Esta é a quarta edição da campanha, que tem como objetivo espalhar alegria para meninos e meninas em situação de vulnerabilidade. A campanha segue até 10 de outubro em pontos como o Palácio do Buriti, órgãos do GDF, administrações regionais e batalhões da Polícia Militar (PMDF) e do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF).

Feira de Orquídeas do Jardim Botânico expõe mais de duas mil mudas