22/09/2023 às 16:57, atualizado em 22/09/2023 às 18:26

Seminário discute combate e prevenção ao assédio no setor público

Evento promovido pela Escola de Governo ocorreu, quinta (21) e sexta-feira (22), no auditório da Polícia Civil e reuniu servidores de vários órgãos do GDF

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

A Escola de Governo (Egov), da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad-DF),  promoveu, quinta (21) e sexta-feira (22), o 3º Seminário de Combate e Prevenção ao Assédio no Setor Público. O evento, realizado no auditório da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), abordou questões cruciais relacionadas ao assédio no ambiente de trabalho do setor público.

A abertura do evento contou com a presença de autoridades governamentais, que destacaram a importância do tema para promover um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. Juliana Tolentino, diretora-executiva da Egov, foi a primeira a falar dando boas-vindas e comentando a parceria para a realização da atividade. “Sabemos que o assédio existe na sociedade, que muitas vezes se mostra machista, sexista e misógina, consequentemente, o assédio no trabalho é cultural. E para haver mudanças culturais é necessário capacitar. É compromisso da Egov incentivar essa temática no GDF por meio de cursos, palestras e seminários. É importante se proteger e também não ser o causador do assédio.”

O seminário levou aos 350 ouvintes presentes a discussão e a busca por soluções eficazes a fim de combater e prevenir o assédio dentro das instituições governamentais | Foto: Divulgação/Egov

“Este seminário é uma oportunidade valiosa para a troca de conhecimento e experiências entre profissionais do setor público. Esperamos que, por meio das discussões e colaborações aqui realizadas, possamos contribuir para a construção de instituições mais éticas e respeitosas”, ressaltou o secretário-executivo de Gestão da Seplad-DF, Ângelo Roncalli.

A abertura contou também com a presença da secretária da Mulher (SMDF), Giselle Ferreira de Oliveira; do secretário de Fazenda, Itamar Feitosa; do controlador-geral substituto da Controladoria-Geral do Distrito Federal, Breno Albuquerque; da procuradora regional da República do Ministério Público Federal (MPF) Ana Paula Mantovani Siqueira; do secretário-executivo de Valorização e Qualidade de Vida da Secretaria de Fazenda do Distrito Federal (Sefaz-DF), Epitácio do Nascimento Sousa Júnior; e do corregedor da Polícia Civil do DF, Adval Cardoso de Matos. O presidente da Comissão do Direito do Trabalho do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ronaldo Tolentino, também esteve presente e foi um dos palestrantes.

O seminário levou aos 350 ouvintes presentes a discussão e a busca por soluções eficazes a fim de combater e prevenir o assédio dentro das instituições governamentais. Palestrante do primeiro dia, a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Morgana Richa aproveitou a oportunidade e destacou as exigências do atual momento da vida em sociedade. “Palavras como respeito, ética e integridade ganharam mais significado atualmente e coisas que eram faladas antes não são mais toleradas hoje em dia.”

Richa também alertou para comportamentos que podem passar despercebidos. “O assédio acontece de várias formas. Muitas vezes, ele vem de forma imperceptível, e tanto o assediador quanto o assediado não percebem a situação”, completou.

Já no segundo dia, programação seguiu com palestras sobre conscientização e ação contra o assédio no setor público. Entre os participantes, a assessora da Coordenação das Ações de Qualidade de Vida e Desenvolvimento do Servidor da Sequali/Sefaz-DF, Ana Paula Rocha; e a psicóloga e gestora em políticas públicas e Gestão governamental da Secretária de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad-DF), Jacqueline Ferraz.

*Com informações da Egov