Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
25/09/2023 às 18:27, atualizado em 25/09/2023 às 19:17
Circuito Rajadinha é opção de passeio turístico com oficinas, artesanato e comidas rurais
Rosa do deserto, suculentas, orquídeas, plantas ornamentais e, ainda, iogurtes caseiros, sorvetes especiais, biscoitos, cucas, pimentas, mel, além de artesanatos e uma saborosa comida caseira. Quem visitou a 8ª Feira da Colônia nesse fim de semana (dias 23 e 24), no Circuito Rajadinha, em Planaltina, vivenciou isso e muito mais.
O Sítio Florida, propriedade participante do Circuito Rajadinha, abriu suas portas para receber cerca de 33 expositores, produtores rurais da Rajadinha e da região de Planaltina, que levaram seus produtos para compor a Feira da Colônia, que já está construindo a sua história no cenário do turismo rural do Distrito Federal.
A programação contou com oficinas gratuitas, apresentações culturais e bate-papo sobre plantas medicinais. “A edição deste ano foi muito legal, contamos com mais de 30 expositores trazendo produtos como bromélias, orquídeas, rosas do deserto, suculentas, além de plantas medicinais e produtos de agroindústria. Teve ainda oficinas e as tradicionais visitas guiadas”, elencou o gerente da Emater de Planaltina, Leandro Moraes.
“Também tivemos propriedades que estavam abertas o dia inteiro durante a feira, como a IsasBelas, que tem uma fazendinha de atração para as crianças, e a Sol Orquidário, além do Colha & Pague da Uva, que foi realizado pela primeira vez e foi uma experiência fantástica”, relatou Moraes.
[Olho texto=”“Este é um projeto de turismo rural já premiado. A Emater tem apoiado este projeto, porque sabe da importância dele para a agricultura dessa região e sabe o quanto esses produtores têm potencial para se desenvolverem. É uma experiência belíssima e que merece esse prestígio da comunidade urbana e das autoridades locais”” assinatura=”Cleison Duval, presidente da Emater-DF” esquerda_direita_centro=”direita”]
Nesta edição, além da comercialização dos produtos rurais, os participantes tiveram a oportunidade de fazer a visita guiada a algumas das propriedades do circuito. O ponto alto das visitações ocorreu na experimentação do Colha & Pague da Uva, realizado em uma propriedade que está ingressando no Circuito Rajadinha. A opinião geral dos participantes foi de encantamento. “Estou no Rio Grande do Sul”, brincou uma das visitantes, enquanto colhia as uvas. A experiência ainda está em fase de testes e a expectativa é de que, em breve, passe a fazer parte oficialmente do circuito.
“Abrir a propriedade para receber o público exige do produtor rural um outro olhar, cuidados diferenciados e preocupações diferentes da comercialização convencional, então foi um momento para o produtor perceber se realmente quer acrescentar essa atividade em sua propriedade”, destacou a turismóloga da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) Zaida Regina.
Visitantes
A convite do presidente da Emater, Cleison Duval, o diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater) do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Marenilson Batista, e os secretários de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo, e de Agricultura, Fernando Rodriguez, passaram pela feira no domingo (24), visitaram o Circuito Rajadinha e conheceram o trabalho feito pela Emater para o desenvolvimento agropecuário e o turismo rural na região. No sábado (23), o administrador regional de Planaltina, Wesley Fonseca Fraga, visitou a feira acompanhado da esposa.
“Este é um projeto de turismo rural já premiado. A Emater tem apoiado este projeto, porque sabe da importância dele para a agricultura dessa região e sabe o quanto esses produtores têm potencial para se desenvolverem. É uma experiência belíssima e que merece esse prestígio da comunidade urbana e das autoridades locais”, ressaltou Cleison Duval.
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]
Pela primeira vez visitando o Circuito Rajadinha, Edilene Martins e Douglas Leal, moradores do Vale do Amanhecer, passaram pela Feira da Colônia no sábado e aproveitaram toda a programação do dia. “Estamos com ótimas expectativas. Muitas mudinhas, muitas rosas do deserto e muita diversão com as crianças”, afirmou Edilene, que além do marido Douglas, também estava acompanhada pelos dois filhos e pela mãe.
O casal Cecília Viana e Adamo Sevilha, moradores de Planaltina, também estiveram na Feira da Colônia pela primeira vez. Cecília ficou sabendo pelo irmão, que estava participando da feira como expositor de mel e plantas. “Passamos pelo açaí, pelos queijos, pelas petas e comprei uma orquídea”, contou ela.
Circuito Rajadinha
O Circuito Rajadinha nasceu em 2014, ano em que as propriedades acrescentaram o turismo rural como uma das atividades associadas à produção rural já existente na região. Atualmente, o circuito é composto por nove propriedades, a maioria com a produção de plantas ornamentais, mas que passaram também a produzir artesanatos e alimentos para agregar ao circuito. Todas as chácaras recebem visitas mediante agendamento direto com o produtor rural.
[Olho texto=”Circuito Rajadinha possui 9 propriedades rurais; todas podem ser visitadas mediante agendamento direto com o produtor rural” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]
O circuito conta com três propriedades que possuem atividades para o visitante passar o dia no local, que é a IsasBelas, chácara especializada no day use, com piscina e fazendinha, a Casa de Chá do Sítio Florida, que recebe a Feira da Colônia, e também o Sol Orquidário, que possui lanchonete e um redário para acolher quem quiser prolongar a visita.
Além da Feira da Colônia, o Circuito Rajadinha promove atividades ao longo do ano com o objetivo de acolher os visitantes e ser uma opção no turismo rural do DF, como o Passeio da Colônia, o Rolê Planta Flor e outras oficinas realizadas em datas comemorativas como o Dia das Mães.
*Com informações da Emater-DF