27/09/2023 às 18:15, atualizado em 27/09/2023 às 20:54

Inscrições para evento sobre relações humanas na comunidade educacional

1º Café da Defensoria com as Regionais de Ensino do Distrito Federal, que será realizado no dia 26 de outubro, já está colhendo propostas para serem discutidas no evento 

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

O 1º Café da Defensoria com as Regionais de Ensino do Distrito Federal: Relações Humanas: Justiça e Sustentabilidade será promovido no dia 26 de outubro, às 10h. As inscrições para o encontro organizado pela Escola de Assistência Jurídica da Defensoria Pública do Distrito Federal (Easjur/DPDF) para a rede pública de ensino do DF já estão abertas. O intuito do evento é estreitar os laços de colaboração e compartilhar informações relevantes para a comunidade educacional, como coordenadores, gestores e demais membros da Educação do DF. A equipe da Easjur começou a visitar a partir desta terça-feira (26) as 14 regionais de ensino para apresentar a proposta.

A DPDF vai anunciar durante o evento mais uma Carreta da Defensoria, está para atender exclusivamente as escolas da rede pública de ensino | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Durante o evento, será anunciada mais uma Unidade Móvel de Atendimento Itinerante da DPDF, conhecida como Carreta da Defensoria, para atender, exclusivamente, as escolas públicas do DF. No encontro também será lançada a plataforma de Ensino a Distância (EaD), que estará à disposição da rede pública, com certificação e promoção de atividades colaborativas em parceria com as escolas do Distrito Federal.

No evento ainda serão apresentadas as 26 cartilhas temáticas do Roteiros do Conhecimento, publicações desenvolvidas de forma inédita e exclusiva com a colaboração de diversos servidores e defensores públicos, que abordam temas como família, criança e adolescente, mulher, pessoa com deficiência, idoso, saúde, relações de consumo, entre outros, disponíveis para toda a comunidade escolar.

Também na ocasião será apresentado o projeto Defensoria nas Escolas, que garante o acesso de estudantes, professores e servidores da rede pública a informações sobre a Defensoria Pública do DF, noções de cidadania, direitos e deveres mediante as áreas de interesse da comunidade escolar. No encontro também será abordada a atuação educacional da Easjur/DPDF e as ações de integração com a Subsecretaria de Mediação e Cultura de Paz da DPDF.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Para o defensor público-geral, Celestino Chupel, a Unidade Móvel de Atendimento Itinerante da DPDF exclusiva para as escolas públicas do DF desempenha um papel crucial ao levar os serviços jurídicos e de orientação diretamente aos estudantes e suas famílias. “O objetivo é promover o acesso à justiça, educação jurídica e conscientização sobre direitos fundamentais, contribuindo para uma sociedade mais justa e informada, facilitando o atendimento a comunidades que, muitas vezes, têm dificuldades de deslocamento para buscar assistência jurídica, garantindo que os direitos de todos sejam respeitados e protegidos”, defendeu.

O defensor público e diretor da Easjur, Evenin Ávila, explica que este é o momento de discutir a sustentabilidade das relações humanas. “O fenômeno da hiperjudicialização não é positivo. Só vamos atingir metas e resultados diferentes se realmente investirmos em atividades novas que tragam resultados efetivos”, destacou.

*Com informações da DPDF