28/09/2023 às 17:20, atualizado em 28/09/2023 às 19:37

Ceilândia recebe operação de limpeza de bocas de lobo

Prioridade são os bueiros que ficam próximos a mananciais e possuem risco de entupimento. Ação conjunta entre órgãos do GDF vai ser executada até outubro

Por Jak Spies, da Agência Brasília | Edição: Débora Cronemberger

Nesta quinta (28), uma força-tarefa para limpeza de bocas de lobo foi lançada pelo Governo do Distrito Federal (GDF), envolvendo diversos órgãos que se mobilizaram na Praça da Bíblia, em Ceilândia, para desobstruir os canais e mantê-los limpos durante o período chuvoso.

Mais de 100 pessoas compareceram na ação, com a participação do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) e da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa). Essa ação de limpeza e retirada de resíduos vai até outubro.

A Praça da Bíblia foi palco de ação para desobstruir os canais e mantê-los limpos durante o período chuvoso | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Somente de um dos bueiros da cidade foram retirados cinco sacos de lixo, cada um com 120 litros. Os resíduos mais encontrados nas bocas de lobo são garrafas pets, folhas, papéis, plásticos e latas de bebidas.

[Olho texto=”“Se não tiver a educação ambiental de não lançar o lixo na rua, aumenta demais o nosso trabalho. Fazemos um apelo para que nos ajudem, porque trabalhamos para a comunidade e o apoio dela é fundamental. Lugar de lixo é no lixo”” assinatura=”Fernando Leite, presidente da Novacap” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Trabalho de governo tem que ser integrado. Se as bocas de lobo não estiverem desobstruídas, acontecem enchentes que podem carregar muitos materiais para os mananciais e quem mais se prejudica é a comunidade. Se não tiver a educação ambiental de não lançar o lixo na rua, aumenta demais o nosso trabalho. Fazemos um apelo para que nos ajudem, porque trabalhamos para a comunidade e o apoio dela é fundamental. Lugar de lixo é no lixo”, ressaltou o presidente da Novacap, Fernando Leite.

Localizado entre Ceilândia e Samambaia, na região que inclui ainda o Sol Nascente/Pôr do Sol, o Rio Melchior recebe 40% dos esgotos do Distrito Federal. O presidente do SLU, Silvio Vieira, destacou a preocupação em relação ao início das chuvas e à limpeza das vias que dão acesso ao rio.

O aposentado Dilson Oliveira França elogiou o trabalho e defende maior conscientização da população: “As pessoas deviam parar de jogar as coisas na rua”

“Vamos fazer esse trabalho de limpeza em todas as cidades, mas começamos em Ceilândia porque é muito perto do Rio Melchior e evitar que ele seja assoreado por essa sujeira que infelizmente a comunidade ainda joga nas ruas. Temos que lembrar a população que bueiro não é lixeira e a importância de usar as lixeiras que o SLU põe na cidade. Brasília toda vai receber essa limpeza de bueiros, principalmente os que estão próximos a mananciais”, afirma.

Para o aposentado Dilson Oliveira França, morador de Ceilândia há mais de 50 anos, a limpeza das bocas de lobo é muito importante para a comunidade, mas também é necessária a conscientização da população. “O pessoal faz muita sujeira aqui, entope os bueiros e tem riscos para gente. As pessoas deviam parar de jogar as coisas na rua”, comenta.

Força-tarefa

“Brasília toda vai receber essa limpeza de bueiros, principalmente os que estão próximos a mananciais”, afirmou o presidente do SLU, Silvio Vieira

A Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb) participou do evento, disponibilizando água potável, enquanto a Ceasa ofereceu frutas frescas. Os servidores do SLU também distribuíram lixeiras para carros feitas com os uniformes antigos dos garis e contaram com a participação do teatro Garizito e sua turma.

Segundo o administrador de Ceilândia, Dilson Resende de Almeida, estima-se que a região da Ceilândia tem 10 mil bocas de lobo. Desde o último dia 4, cerca de 400 já foram limpas e a meta é chegar a pelo menos 50% das bocas de lobo da cidade.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“A gente busca os pontos com mais recorrência de alagamentos e vai levando para outras localidades. Ceilândia é a maior cidade do DF, está envelhecida, com o sistema de drenagem comprometido em alguns pontos, aliado a estiagem, se junta muito lixo, principalmente folhas. Esse momento é importante para evitar os alagamentos com as chuvas”, completa Almeida.

Projeto Mãos Dadas

Duas equipes da Seape estão em Ceilândia para realizar o trabalho, contando com dez policiais penais e 12 sentenciados à disposição do SLU, atuando por meio do projeto Mão Dadas. Outra equipe também faz os mesmos serviços no Sol Nascente.

Diariamente, de 80 a 100 sentenciados saem escoltados em diversas cidades satélites do DF, onde prestam diversos tipos de serviços resolvendo necessidades diárias. O benefício para eles é a remissão: a cada três dias trabalhados é um dia a menos na pena do detento.

O gerente de Obras e Reparos da Seape, Raylan Dias Ribeiro, frisou que é um trabalho muito importante para ressocialização do apenado. “Através do trabalho, damos a oportunidade para que o preso seja uma pessoa melhor na sociedade. E nossa característica é a resposta rápida para as necessidades do governo”, reforçou.

Ceilândia recebe operação de limpeza de bocas de lobo