29/09/2023 às 15:01

Programa Mulher nas Cidades traz mais segurança ao público feminino

A iniciativa proporcionará qualificação profissional e ações de promoção direcionadas ao segmento nas regiões administrativas do DF

Por Regulamentação

Por meio da Portaria nº 60, publicada nesta sexta-feira (29), a Secretaria da Mulher do DF (SMDF) anunciou a criação do programa Mulher nas Cidades. O novo projeto tem como principal objetivo promover ações voltadas para a valorização e prevenção à violência de gênero.

Atividades serão desenvolvidas em parcerias criadas a partir de chamamento público | Foto: Vinicius de Melo/SMDF

Inicialmente direcionada a beneficiar 6 mil mulheres, a iniciativa se desdobrará por meio de parcerias estabelecidas por  chamamento público. Essa abordagem implementará medidas eficazes de prevenção à violência, proporcionando suporte abrangente ao público feminino em diversas áreas.

Para alcançar seus objetivos, o programa poderá contar com o apoio de órgãos do Executivo federal e distrital, estabelecendo parcerias tanto com organizações da sociedade civil quanto do setor privado.

Atendimento

Entre as iniciativas previstas, destacam-se a promoção da saúde da mulher, incluindo orientações sobre prevenção de doenças, planejamento familiar e políticas de autocuidado. O programa também facilita o acesso das mulheres à justiça, fornecendo orientação jurídica em colaboração com parceiros, e o acolhimento por meio da rede de enfrentamento à violência contra a mulher.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Ao trazer medidas de apoio e empoderamento até as regiões administrativas, essas ações não apenas respondem às necessidades específicas das mulheres, mas também reforçam a ideia de que o governo está presente, sensível e comprometido com o bem-estar e a igualdade de gênero em todos os aspectos da vida”, afirma a secretária da Mulher, Giselle Ferreira.

Outros pontos importantes do programa são a implementação de ações educativas para jovens e crianças sobre o combate à violência contra a mulher e promoção da cultura da paz, bem como a qualificação prioritária de mulheres em setores que gerem retorno financeiro rápido, como o da beleza, visando à geração de renda e à autonomia econômica.

*Com informações da Secretaria da Mulher