01/10/2023 às 11:02, atualizado em 01/10/2023 às 12:41

Ônibus iniciam operação na faixa exclusiva do Túnel Rei Pelé

Passageiros poderão embarcar e desembarcar em 25 linhas no boulevard a partir das 9h desta segunda-feira (2); vias marginais receberão usuários de outras 73 linhas

Por Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

O transporte público coletivo do Distrito Federal ganhará acesso às faixas exclusivas e vias marginais do Túnel Rei Pelé, em Taguatinga. A medida beneficiará cerca de 52 mil passageiros que utilizam o transporte coletivo diariamente na região, e passa a valer a partir desta segunda-feira (2), às 9h.

Os ônibus autorizados a utilizar o corredor exclusivo são aqueles com portas em ambos os lados, permitindo o embarque e desembarque de passageiros no canteiro central do boulevard. Essa mudança impactará as linhas que circulam pelas avenidas Elmo Serejo, Samdu Sul ou Comercial Norte em direção à EPTG e ao viaduto do Pistão.

Além disso, com a desativação do trânsito de coletivos pela Avenida das Palmeiras, duas paradas de ônibus localizadas entre o Comercial Norte e o Pistão Norte serão desativadas. Na Avenida Central, onde passam veículos com porta do lado esquerdo, há uma parada entre a Samdu e a Comercial e outra entre a Comercial e o Pistão.

No total, 97 veículos de 25 linhas de ônibus terão acesso ao corredor exclusivo, enquanto 279 coletivos de 73 linhas circularão pelas vias marginais | Foto: Joel Rodrigues/ Agência Brasília

Conclusão de obras

Desde julho de 2020, os ônibus que seguem em direção ao Plano Piloto precisam fazer um desvio pela Avenida das Palmeiras. Com a conclusão das obras na Avenida Central, os veículos seguirão diretamente pelo corredor exclusivo ou pelas marginais, eliminando a necessidade de passar pela avenida.

No total, 97 veículos de 25 linhas de ônibus terão acesso ao corredor exclusivo, enquanto 279 coletivos de 73 linhas circularão pelas vias marginais. Essa operação beneficiará passageiros de 376 coletivos de 98 linhas, que realizarão 2.255 viagens diárias em dias úteis e 1.951 aos sábados e domingos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Os ônibus tradicionais com portas de acesso apenas do lado direito acessam a via marginal, que passa em frente ao banco Bradesco. São 48 linhas de ligação e 25 linhas circulares que farão esse trajeto, totalizando 1.552 viagens diárias nos dias úteis e 1.321 aos sábados e domingos.

As empresas de transportes responsáveis ??pela operação dos ônibus que utilizam o corredor exclusivo e as vias marginais na região são Urbi, Marechal, São José, Piracicabana e Pioneira.

Com a entrega desta parte da obra do Corredor Oeste, que corresponde à parte superior do túnel, espera-se uma melhoria significativa na qualidade do serviço de transporte, reduzindo o tempo de deslocamento dos usuários. Entre as regiões beneficiadas pela fluidez na circulação dos ônibus estão Taguatinga, Ceilândia, Brazlândia, Pôr do Sol, Sol Nascente, Samambaia, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Riacho Fundo II, Gama, Santa Maria, Águas Claras, Guará e Cidade Estrutural.