02/10/2023 às 13:15

Comitê faz sugestões para aprimorar a análise dos dados de oficinas do Pdot

Contribuições foram feitas pelos integrantes da sociedade civil organizada

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Durante reunião na última semana, integrantes do Comitê de Gestão Participativa (CGP) da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) apresentaram sugestões para aprimorar a proposta de metodologia para a análise das informações recolhidas durante as oficinas participativas da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot). 

Próxima reunião do Comitê de Gestão Participativa será no dia 25 | Foto: Divulgação/Seduh

O encontro é resultado das oficinas participativas do Pdot – das 54 previstas para este ano, 34 já foram realizadas. A metodologia de sistematização das informações foi apresentada pela equipe da Seduh. A proposta de tratamento de dados sugere a produção de quatro produtos: o georreferenciamento das contribuições, a classificação dos dados referentes ao Pdot, o tratamento para as contribuições que não cabem ao Pdot e o documento técnico para audiência de diagnóstico.

“A ideia é organizar e sistematizar as contribuições feitas nas oficinas participativas”, informou o coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Seduh, Mário Pacheco. “Nessa triagem, no que não for do escopo do Pdot, vamos fazer o devido encaminhamento. Se for da competência da Seduh, será direcionada aos setores responsáveis, e o que não for da Seduh será encaminhado aos demais órgãos para darem andamento à demanda.”

Comissões

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Representante da associação Andar a Pé, o arquiteto Benny Schvarsberg, lembrou que, como existem temas abordados pela população que possuem relação direta e indireta com o Pdot, seria importante acrescentar à metodologia essas informações de forma específica.

“Por exemplo, alagamento está vinculado ao tema drenagem, que está ligado ao tema saneamento, que é uma política urbana com um vínculo muito estreito ao planejamento do território”, apontou. 

Os integrantes do CGP decidiram formar comissões com os cidadãos participantes de cada oficina, de forma independente, com o objetivo de acompanhar o processo de revisão do Pdot e contribuir na divulgação dos encontros. O comitê poderá participar da organização das comissões e será o contato entre a população e a Seduh.

A secretaria se comprometeu a analisar todas as sugestões apresentadas e implementar o que for possível. A próxima reunião do CGP será no dia 25, às 19h, na sede da Seduh, quando será apresentada a aplicação prática da proposta de metodologia de sistematização das informações.

*Com informações da Seduh