03/10/2023 às 18:39

Gestores participam do I Seminário Distrital de Avaliação Educacional

Coordenadores de escolas públicas discutiram a importância da aplicação das provas do Saeb 2023

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE-DF) promoveu, nesta terça-feira (3), o I Seminário Distrital de Avaliação Educacional. O evento é destinado aos coordenadores regionais de ensino e aos gestores das escolas públicas. O objetivo é promover o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), por meio de palestras e orientações sobre a avaliação. Neste ano, as provas do Saeb serão entre 23 de outubro e 10 de novembro.

A mesa de abertura do evento, realizado no auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), contou com a presença da secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, e do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manoel Palácios.

[Olho texto=”“A avaliação não é só do estudante, mas também da rede como um todo”” assinatura=”Hélvia Paranaguá, secretária de Educação” esquerda_direita_centro=”direita”]

A secretária Hélvia Paranaguá falou sobre a importância do seminário como ferramenta de preparação para os educadores. “A avaliação não é só do estudante, mas também da rede como um todo. Então, as escolas públicas e seus gestores estão aqui recebendo durante todo o dia orientações importantes sobre a prova e seus resultados. Temos também palestras com professores convidados, que trouxeram seus relatos e experiências”, disse.

O seminário ocorreu durante todo o dia com a presença de convidados e palestrantes especiais. Pela manhã, houve mesa redonda com a presença de professores da Secretaria de Educação que defenderam recentemente dissertações na área de avaliação educacional. Além disso, dois diretores de escolas públicas compartilharam experiências significativas após a realização das provas.

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, ressaltou a importância do seminário como ferramenta de preparação para os educadores | Foto: Mary Leal/ SEE-DF

No período da tarde, os presentes puderam assistir a mais debates com relatos de experiências por meio dos articuladores responsáveis pelo Saeb e também a uma palestra com a professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Maria Teresa Gonçalves Alves.

O evento foi idealizado pela Diretoria de Avaliação da Aprendizagem da SEE-DF com o intuito de promover e reforçar políticas públicas educacionais voltadas para a alfabetização dos estudantes. “O seminário vem com a ideia de capacitação de pessoal de forma acadêmica para que eles possam se aperfeiçoar ainda mais na teoria e na metodologia dessas avaliações de larga escala e, assim, poder levar para o ambiente escolar”, destacou a gerente de Avaliação da Aprendizagem da Secretaria, Lukelly Fernanda Amaral Gonçalves.

[Olho texto=”Quanto mais perto os professores e estudantes estiveram das avaliações melhor será para o país”” assinatura=”Manoel Palácios, presidente do Inep” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O presidente do Inep, Manoel Palácios, falou sobre a preparação dos profissionais da educação como um instrumento significativo de melhoria dos resultados educacionais. “Esse encontro faz parte de um esforço que ocorre em todo o país. A avaliação educacional é uma ferramenta da gestão das redes de educação pública. Quanto mais perto os professores e estudantes estiveram das avaliações melhor será para o país”, ressaltou.

Saeb 2023

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O Inep aplicará o Saeb entre 23 de outubro e 10 de novembro. A avaliação é realizada em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais, já que permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país.

Entre outros aspectos, a avaliação possibilita a compreensão sobre as condições de acesso à escola e de permanência nela, além de avaliar o quão eficiente é o ensino. Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes no contexto escolar.

*Com informações da Secretaria de Educação do DF