03/10/2023 às 18:50

XV Conferência Distrital de Assistência Social será em 19 e 20 de outubro

Encontro será precedido de quatro reuniões regionais. A primeira será realizada nesta quinta-feira (5), no Paranoá, para as regiões Leste e Norte. Inscrições estão abertas

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

Foi publicada nesta terça-feira (3), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), a Resolução nº 52, de 28/9/2023, que aprova a proposta de Regimento Interno da XV Conferência Distrital de Assistência Social. O encontro será realizado nos dias 19 e 20 de outubro. O documento regulamenta as regras para realização do evento em âmbito distrital, sob a coordenação do Conselho de Assistência Social do Distrito Federal (CAS-DF).

[Olho texto=”“Essas conferências regionais acabam sendo um momento de balanço, de avaliação do que foi feito, de pensar o futuro da assistência social. Então, é de extrema importância a participação de todos para que possamos construir juntos o caminho da assistência social”” assinatura=”Renata Marinho, secretária-adjunta de Desenvolvimento Social” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Com o tema Reconstrução do Suas: o Suas que temos e o Suas que queremos, o objetivo da conferência distrital é avaliar o Sistema Único de Assistência Social (Suas) no DF e propor novas diretrizes para o aperfeiçoamento da política. O processo preparatório é formado por quatro Conferências Regionais de Assistência Social. Os encontros foram divididos por regiões administrativas para ouvir propostas de usuários, servidores do Suas, trabalhadores de entidades e unidades socioassistenciais.

“Essas conferências regionais acabam sendo um momento de balanço, de avaliação do que foi feito, de pensar o futuro da assistência social. Então, é de extrema importância a participação de todos para que possamos construir juntos o caminho da assistência social”, enfatiza a secretária-adjunta de Desenvolvimento Social, Renata Marinho.

A primeira conferência regional será para o público da região Leste/Norte nesta quinta (5), no Instituto Promocional Madalena Caputo, na Q 4, no Paranoá. As inscrições estão abertas neste link.

Na sexta (6), será a vez das regiões Centro Oeste/Oeste. O encontro será realizado no Centro Universitário IESB, no Campus Ceilândia, na QNN 31, Ceilândia Norte. Para se inscrever, acesse este link.

Vale reforçar que esse é um encontro voltado para público da Assistência Social. Podem participar representantes do governo ligados à área, usuários das unidades socioassistenciais, trabalhadores do Suas, entidades e organizações de Assistência Social e conselheiros do CAS-DF.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“É um momento de avaliar o Suas que temos e propor o Suas que queremos. Então, fica o convite para se inscreverem e participarem desse momento tão importante”, reforça a presidente do CAS-DF, Neidiana Adriana Jerônimo da Cunha.

Cinco eixos vão nortear os debates: Financiamento; Controle social; Articulação entre os segmentos; Serviços, programas e projetos; e Benefício e transferência de renda.

A XV Conferência Distrital precede a 13ª Conferência Nacional de Assistência Social, marcada para o período de 5 a 8 de dezembro deste ano. São os debates e propostas definidas nos encontros estaduais e no distrital que servem de embasamento para as discussões da conferência nacional e aprimoramento da política de assistência social em todo o país.

Datas e locais das Conferências Regionais de Assistência Social
? 5/10: Região Leste/Norte – Instituto Promocional Madalena Caputo, Q 4, Paranoá, Brasília, das 8h às 18h
? 6/10: Região Centro Oeste/Oeste – Centro Universitário IESB, Campus Ceilândia, Ceilândia Norte, QNN 31, das 8h às 18h
? 10/10: Região Central – Paróquia Sagrado Coração de Jesus, SGAS 615, Bl. D, – lotes 108/109, L2 Sul/Asa Sul, das 8h às 18h
? 11/10: Região Centro/Sul e Sudoeste – Cine Teatro Verônica Moreno, Complexo Cultural Samambaia, Quadra 301, Conjunto 05, Lote 01, Samambaia, das 8h às 18h

*Com informações da Sedes-DF