04/10/2023 às 17:21

Simpósio internacional aborda combate ao superfungo candida auris

Evento proporcionou a troca de experiências para enfrentar o organismo microscópico emergente; DF ainda não registrou casos de contágio

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

A Diretoria de Ensino e Pesquisa (Diep) do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) e o Hospital do Base (HB) participaram de simpósio internacional online e presencial sobre o superfungo candida auris. O evento reuniu especialistas nacionais e internacionais – dois conferencistas do Reino Unido, um dos EUA e outro da Holanda- para compartilhar experiências sobre esse fungo emergente que tem alarmado a comunidade científica no âmbito da saúde pública.

[Olho texto=”“Ao compartilhar conhecimentos e experiências, pretendemos fortalecer a capacidade de resposta, garantindo que estejamos preparados para lidar com o candida auris, caso surja no DF”” assinatura=”Julival Ribeiro, chefe do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital de Base” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Chefe do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital de Base, o infectologista Julival Ribeiro ressaltou a importância da troca de conhecimentos. “Esse simpósio é uma oportunidade única para unir esforços e compartilhar estratégias eficazes no combate ao candida auris. Ao aprender com os surtos anteriores e discutir abertamente sobre os desafios que esse fungo apresenta, estamos fortalecendo nossa capacidade de resposta e aprimorando nossos protocolos para um possível cenário no Distrito Federal”, disse.

Surtos do fungo foram registrados em Pernambuco, na Bahia, em São Paulo e no Rio de Janeiro; no Distrito Federal, até o momento, não há registros do candida auris | Foto: Izabela de Carvalho/ IgesDF

“Ao compartilhar conhecimentos e experiências, pretendemos fortalecer a capacidade de resposta, garantindo que estejamos preparados para lidar com o candida auris, caso surja no DF”, conclui o especialista.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O candida auris tem alto potencial de disseminação no ambiente, dificuldade de diagnóstico e resistência a diversos antifúngicos. A contaminação é mais comum em pessoas já debilitadas em sua saúde, como pacientes de UTI, pacientes oncológicos e aqueles que utilizam dispositivos médicos.

Surtos do fungo foram registrados em Pernambuco, na Bahia, em São Paulo e no Rio de Janeiro. No Distrito Federal, até o momento, não há registros do candida auris.

*Com informações do IgesDF