05/10/2023 às 14:33

Campanha arrecada doações para mães de bebês com internação prolongada

Iniciativa da Unidade pediátrica do Hospital Regional de Santa Maria visa dar suporte às acompanhantes para a realização de atividades físicas, o que pode diminuir riscos à saúde física e mental

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

A Unidade de Cuidados Prolongados Pediátricos (UCPPed) do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) está promovendo uma campanha de arrecadação de tênis, roupas esportivas e itens de higiene pessoal para a execução de atividades físicas com as mães dos pacientes internados na unidade. As doações podem ser entregues na sala de Chefia de Enfermagem, localizada no 1º andar do HRSM.

[Olho texto=”“A arrecadação vai proporcionar às mães itens mais adequados para a realização das atividades físicas. Muitas delas têm realizado as caminhadas de chinelo”” assinatura=”Raquel Caetano, chefe de enfermagem” esquerda_direita_centro=”direita”]

O objetivo dessa iniciativa é garantir que essas mães tenham o suporte necessário para participar das caminhadas e corridas semanais, promovidas todas as terças e quintas-feiras às 16h30. O projeto foi idealizado pela chefia de enfermagem da UCPPed em conjunto com a psicóloga da unidade. Normalmente, de sete a dez mães participam das atividades. As crianças assistidas pela UCPPed são portadoras de condições crônicas complexas e, por muitas vezes, passam por internações de longa permanência.

Arte: IgesDF

Gabriela Conceição, psicóloga da unidade, enfatiza a importância da atividade realizada com as cuidadoras: “Em uma situação de internação prolongada, são vistas diversas modificações no âmbito biopsicossocial dos familiares dos pacientes internados. Nesse contexto, a atividade física entra como um importante e valioso recurso terapêutico, que estimula a diminuição de riscos à saúde física e mental, promove a vinculação entre as participantes, melhora a qualidade de vida e auxilia os familiares a lidar com as demandas emocionais e físicas impostas pela hospitalização.”

Reconhecendo que o bem-estar das mães também desempenha um papel fundamental no processo hospitalar, Raquel Caetano, enfermeira e chefe de enfermagem da unidade, destaca a importância dessa campanha: “Nossa ideia é aperfeiçoar, cada dia mais, os cuidados com as mães dos nossos pacientes. A gente sabe que a atividade melhora a autoestima, as funções cognitivas e também diminui o estresse e a ansiedade. Por isso, essa atividade se torna também um aliado importante no cuidado. A arrecadação vai proporcionar às mães itens mais adequados para a realização das atividades físicas. Muitas delas têm realizado as caminhadas de chinelo”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A pediatra Lara Vieira, chefe de serviço de assistência na UCPPed, complementa: “Se levarmos em consideração que essas mães permanecem no hospital por um longo período acompanhando seus filhos internados, a caminhada e a corrida têm um papel ainda mais relevante para proporcionar saúde mental e reduzir a carga desse período de internação”.

Diante do engajamento da equipe, a educadora física Linalea Costa se prontificou a apoiar de forma voluntária a atividade após a arrecadação de tênis, contribuindo com a execução dos treinos em conjunto com as mães.

*Com informações do IgesDF