06/10/2023 às 14:25, atualizado em 09/10/2023 às 12:39

Dia das Crianças antecipado faz a festa da garotada em fazendinha

Ação da campanha Vem Brincar Comigo levou público atendido por entidades socioassistenciais a uma manhã de brincadeiras e contato com a natureza

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Centenas de crianças atendidas por entidades socioassistenciais tiveram um dia regado de alegria, diversão, contato com animais e brinquedos. Como parte da campanha Vem Brincar Comigo, o Governo do Distrito Federal (GDF) levou os pequenos à Fazendinha Azul, no Park Way, nesta sexta-feira (6). 

A entrega dos brinquedos foi uma antecipação do Dia das Crianças e um reforço à campanha, que segue ativa até a próxima terça (10). A iniciativa é coordenada pela Chefia-Executiva de Políticas Sociais, ligada ao gabinete da primeira-dama Mayara Noronha Rocha.

Estudantes se divertiram e puderam interagir diretamente com os animais da Fazendinha Azul | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

[Olho texto=”“No ato de brincar, você aproxima uma família inteira” ” assinatura=”Mayara Noronha Rocha, primeira-dama do DF” esquerda_direita_centro=”esquerda”] 

“Tenho certeza que isso ajuda muito na criação dessas crianças, que têm a oportunidade de conviver em um ambiente tão gostoso como esse, vendo animais e tendo essas brincadeiras”, declarou o governador Ibaneis Rocha, que acompanhou o passeio. “É uma alegria muito grande para todos nós.”

Proximidade com a família

Já a primeira-dama Mayara Noronha Rocha defendeu que o Vem Brincar Comigo é muito mais do que a doação de brinquedos: “O foco maior é levar a esperança para as nossas crianças, estimular as potencialidades delas enquanto crianças por meio do desenvolvimento cognitivo emocional, interação interpessoal, diagnóstico de patologias, proximidade entre a família. No ato de brincar, você aproxima uma família inteira”. 

Atendidos pela Instituição Viva a Vida Kardec, do Recanto das Emas, os pequenos Yasmin Silva, de 9 anos, e Enzo do Vale, 8, aprovaram o passeio até a Fazendinha. “Gostei muito dos animais, eles são muito divertidos. Achei legal esse espaço e as brincadeiras”, disse Yasmin.  Enzo, por sua vez, destacou os parquinhos e brinquedos e a possibilidade de interação com os animais como o auge das brincadeiras.

Vem Brincar Comigo 

Todas as doações arrecadadas pelo governo serão destinadas a crianças em situação de vulnerabilidade. O gesto é uma forma de fortalecer a comunidade e garantir que milhares de crianças tenham a oportunidade de sorrir e brincar. 

Para participar, basta doar brinquedos usados em perfeito estado de funcionamento ou novos em algum dos seguintes pontos: Palácio do Buriti, órgãos do GDF, administrações regionais e os batalhões da Polícia Militar (PMDF) e do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF). 

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Recomenda-se que os itens usados sejam higienizados com álcool 70% e colocados em um saco plástico transparente. Já os brinquedos novos podem ser doados em seus próprios pacotes. 

Na edição mais recente, em 2021, a campanha angariou 16 mil itens, meta que foi superada em um único dia neste ano durante as doações no formato drive-thru no Palácio do Buriti no dia 3 deste mês. Com o crescimento da ação nos últimos anos, a campanha entrou para o calendário oficial do GDF em 2023, tendo tido reconhecida a sua importância para a população local.

GDF antecipa Dia das Crianças e faz a festa da garotada no Park Way