11/10/2023 às 16:15, atualizado em 11/10/2023 às 17:58

Comunidade Kids celebra Dia das Crianças na Expansão de Samambaia

Iniciativa da Seac leva diversão e informação sobre benefícios sociais para famílias em situação de vulnerabilidade social; última edição será no Recanto das Emas, no sábado (14)

Por Jak Spies, da Agência Brasília | Edição: Débora Cronemberger

Por meio da Secretaria de Atendimento à Comunidade (Seac), o Governo do Distrito Federal (GDF) está promovendo o Comunidade Kids, um evento que oferece diversas ações voltadas para as crianças. Os pequenos poderão se divertir com cama elástica, pipoca, algodão-doce, piscina de bolinhas, escultura em balões e pintura de rosto. A ação já passou por diversas regiões do DF como Guará, Águas Claras, Sol Nascente e Sobradinho II.

“Acho uma oportunidade maravilhosa trazer a criança para um ambiente em que a gente possa contar com a secretaria, ainda mais com esse tanto de atração e brinquedos”, disse Luana Fernandes | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Nesta quarta-feira (11), as equipes estiveram na Subadministração da Expansão de Samambaia com a secretária de Atendimento à Comunidade, Clara Roriz. De acordo com ela, o projeto nasceu da possibilidade de proporcionar brincadeiras e momentos lúdicos à população no Dia das Crianças.

“Na primeira fase, levamos [a ação] para as comunidades com poder aquisitivo maior, como Guará e Águas Claras, com o propósito de as crianças que estavam brincando doarem os brinquedos para a campanha da primeira-dama [Mayara Noronha Rocha], Vem Brincar Comigo, e tivemos uma arrecadação muito grande. Mas não podíamos deixar de lado as comunidades mais carentes. Os últimos dias são para as comunidades que não têm a condição de doar um brinquedo, mas precisam também se divertir”, afirma a secretária.

A campanha Vem Brincar Comigo terminou nesta terça-feira (10) com a arrecadação de mais de 16 mil brinquedos, que serão doados a instituições socioassistenciais.

Além das brincadeiras, informação

A dona de casa Mariana Silva Alves foi informada, durante o Comunidade Kids, sobre o funcionamento do Cadastro Único

E não é apenas para as crianças que a ação traz benefícios. Mariana Silva Alves levou seus três filhos pequenos para a ação. Enquanto seus filhos brincavam, ela ficou sabendo como é o funcionamento do Cadastro Único, instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda. O cadastro é obrigatoriamente utilizado para seleção de diversos outros programas, projetos, serviços e benefícios sociais, como DF Social, Tarifa Social de Energia Elétrica, Carteira do Idoso e isenção de taxas para concursos públicos.

Foram cadastrados 44 projetos sociais e organizações não governamentais (ONGs) e houve 27 atendimentos a moradores. “Tudo que nós precisamos saber eles informam, dão orientações e explicam tudo direitinho sobre os benefícios do governo para nós. Além disso, as crianças já comeram algodão-doce, pintaram o rosto… É muito bom!”, comentou.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A comunidade pode solicitar demandas para que a secretaria faça o acompanhamento nos outros órgãos de governo. A pasta mantém contato com a comunidade e fornece a resposta da solicitação.

Com a bebê no colo e outra filha brincando na piscina de bolinhas, Luana Fernandes participou da ação e afirmou que as crianças gostam muito desses eventos. Além disso, reforçou a importância das orientações passadas de forma presencial.

“Acho uma oportunidade maravilhosa trazer a criança para um ambiente em que a gente possa contar com a secretaria, ainda mais com esse tanto de atração e brinquedos. A pintura de rosto foi o que mais atraiu minha filha. Eu acho muito importante, porque hoje em dia é tudo informatizado na internet, e esse contato físico é importante, principalmente para quem não tem conhecimento sobre benefícios sociais. A gente sabe que tem a Central 156, mas ter isso frente a frente é bem melhor”, ressaltou Luana.

A última edição da Comunidade Kids será no sábado (14), das 9h às 12h, no Recanto das Emas. Mais informações estão disponíveis nas redes sociais da Seac.

Comunidade Kids celebra Dia das Crianças na Expansão de Samambaia