11/10/2023 às 18:33

Escola rural no Gama recebe ação de conscientização sobre gripe aviária

Alunos puderam entender o que é a Influenza aviária, assim como os sintomas e as ações a serem tomadas

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Na última terça-feira (10), os estudantes da Escola Classe Ponte Alta de Cima, no Gama, participaram do Dia D da conscientização da gripe aviária, que contou com apresentações de teatro e palestras. As crianças tiveram a oportunidade de entender o que é a Influenza aviária, assim como os sintomas, as ações a serem tomadas e as informações sobre onde podem comunicar casos suspeitos da doença.

Ação educativa para conscientização sobre gripe aviária é realizada em todas as escolas rurais do DF | Foto: Felipe de Noronha/SEEDF

O assunto foi recebido com muito entusiasmo pelos estudantes que exibiam sorrisos largos e levantavam as mãos toda vez que um palestrante pedia para que explicassem a doença. A ação foi elaborada pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri), em parceria com a Secretaria de Educação (SEEDF), com o intuito de conscientizar os estudantes de todas as escolas rurais do DF. A atividade teve a colaboração de projeto de extensão de alunos de medicina veterinária da Uniceplac/DF referente a um Acordo de Cooperação Técnica dessa universidade com a Seagri.

Abordar o assunto na EC Ponte Alta de Cima foi especialmente importante, pois a escola tem um galinheiro, batizado como Pintinho Amarelinho. Assim, os alunos interagem diariamente com aves, já que o galinheiro faz parte do projeto pedagógico da unidade com o intuito de ensinar às crianças biologia, economia e conscientização ambiental.

O estudante Juan Carlos Alves Silva, 13 anos, ajuda a alimentar as galinhas da escola e vai contar para a avó, que cria aves, sobre o que aprendeu na escola. | Foto: Felipe de Noronha/SEEDF

A vice-diretora da escola, Maria da Paz da Silva do Espírito Santo, destacou a relevância da ação. “Como são as crianças que fazem a manutenção e a visita ao galinheiro, elas se identificam muito com o assunto. Além de ser importante a desmitificação da doença para que as crianças não fiquem com medo dos animais”, diz. “Boa parte dos alunos, que moram na zona rural, tem aves em casa e queremos que elas levem o conhecimento daqui para praticarem”, completa.

O estudante Juan Carlos Alves Silva , 13 anos, é um dos alunos que alimenta as galinhas da escola. Em casa, ele tem gato e cachorro, mas a avó cria galinhas. “Vou falar com ela sobre o que aprendi hoje”, disse.

Gripe aviária

Embora ainda não existam casos no DF, focos de influenza aviária já foram detectados em outras unidades da Federação brasileiras, representando riscos à saúde animal, à economia do país e à saúde de pessoas devido à sua alta transmissibilidade e mortalidade.

A doença é transmitida por um vírus que acomete as aves, podendo ser transmitida para humanos e outros animais. É importante salientar que a doença não é transmitida para pessoas pelo consumo da carne ou ovos, somente pela manipulação direta com o animal doente ou morto por esse vírus.

Assunto foi recebido com entusiasmo pelos estudantes da Escola Classe Ponte Alta de Cima

O veterinário Ricardo da Silva Raposo, da Gerência de Operações da Defesa Aviária da Seagri, explica o porquê é importante ensinar às crianças sobre a doença para que elas ajudem a encontrar animais suspeitos. “Uma das estratégias adotadas foi a sensibilização do público nas escolas rurais para promoção de educação sanitária e comunicação social sobre essa doença devido à grande capilaridade da rede educacional e à facilidade de divulgação de informações importantes como saber identificar uma suspeita da doença e saber para quem comunicar, no caso, o serviço de Defesa Agropecuária da Seagri, responsável pelo diagnóstico da influenza nos aninais”, explica.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

É importante ficar atento aos sintomas, como torcicolo, pescoço flácido, asas caídas, problemas de locomoção, espirros, secreções nos olhos e narinas, crista ou barbela arroxeadas ou sangramentos em orifícios. Caso esses sinais sejam observados, a orientação é entrar em contato com a Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura:

? (61) 3340-3862 – Unidade Central
? (61) 3484-3484 – Canal de mensagem por WhatsApp para as regiões de Samambaia, Brazlândia, Ceilândia, Gama, São Sebastião, Jardim Botânico e Lago Sul
? (61) 3389-3738 – Canal de mensagem por WhatsApp para as regiões do Lago Norte, Sobradinho e Sobradinho II, Fercal, Planaltina, Paranoá, Varjão e PAD-DF.

*Com informações da Secretaria de Educação