12/10/2023 às 20:40, atualizado em 13/10/2023 às 11:43

Governador participa de missa em homenagem a Nossa Senhora Aparecida

Mais de 80 mil fiéis encerram dia na liturgia, no final da tarde desta quinta (12), na Esplanada dos Ministérios

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

As comemorações pelo Dia de Nossa Senhora Aparecida foram encerradas, na noite desta quinta-feira (12), com uma missa dedicada à Padroeira do Brasil e da capital federal. A liturgia celebrada em frente à Catedral Metropolitana de Brasília foi embalada pelos louvores de mais de 80 mil fiéis, que também participaram da tradicional procissão pela Esplanada dos Ministérios ao final da eucaristia.


“É uma celebração muito bonita, em um momento em que vivemos duas grandes guerras”, afirmou o governador Ibaneis Rocha, que assistiu à missa na companhia da primeira-dama, Mayara Noronha Rocha, e do filho caçula, Mateus. “Desejamos a todos um dia de paz, em especial para as crianças do nosso Brasil”, completou.

Governador Ibaneis Rocha desejou paz “especialmente para as crianças do nosso Brasil” | Fotos: Renato Alves/ Agência Brasília

O chefe do Executivo aproveitou o 12 de outubro para fazer um balanço da campanha Vem Brincar Comigo, iniciativa do Governo do Distrito Federal que distribui brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade. “Nós tivemos mais de 10 dias de arrecadação, quase 20 mil brinquedos foram distribuídos”, informou Ibaneis Rocha. “Então, somos só agradecimento em um dia maravilhoso como esse”.

Gratidão

[Olho texto=”“É uma celebração muito bonita, em um momento em que vivemos duas grandes guerras”” assinatura=”Ibaneis Rocha, governador do DF” esquerda_direita_centro=”direita”]

A missa por Nossa Senhora da Aparecida foi celebrada pelo cardeal Raymundo Damasceno Assis, arcebispo emérito de Aparecida e primeiro seminarista da Arquidiocese de Brasília. Isso porque o arcebispo da capital federal, cardeal Dom Paulo Cezar Costa, foi convocado pelo Papa Francisco para participar do Sínodo Ordinário dos Bispos, no Vaticano.

“Estamos muito felizes por podermos, neste dia, agradecer a Deus pelos favores recebidos e, ao mesmo tempo, pedir a Ele por Nossa Senhora Aparecida”, apontou o cardeal. “E estamos unidos também ao Santo Padre em sua intenção pela paz no mundo, em particular em Israel e na Palestina”, completou.

O cardeal Raymundo Damasceno Assis lembrou o conflito entre Israel e Palestina durante a celebração da missa

Para o contador Carlos Donizetti, 58 anos, participar da festa de Nossa Senhora da Aparecida é um sinal de amor a Deus. “É um momento muito importante, em que a mãe de Jesus está aqui para nos restaurar”, afirmou. “Peço para que nossa querida mãe olhe por nossos irmãos que estão na batalha contra a guerra, pelas pessoas que vivem nas ruas, por aqueles que passam fome e necessidade de cada dia”.

Um dia todo de festejo

Tatiane Cristina da Silva participa da festa há 20 anos: “É um chamado” | Foto: Lúcio Bernardo Jr/ Agência Brasília

A programação que homenageou Nossa Senhora Aparecida começou pela manhã, às 9h, com uma missa voltada para as crianças. A celebração foi presidida pelo bispo auxiliar de Brasília, Dom Ricardo Hoepers, estreante nas comemorações à padroeira. Já os cânticos da liturgia ficaram por conta do coral infantil da Paróquia Imaculada Coração de Maria.

Na parte da tarde, os festejos continuaram com um show oracional do frei Gilson, da Congregação dos Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo, às 15h. “Foi maravilhoso ver as pessoas aqui por uma hora e meia, debaixo do sol quente de Brasília, cantando e rezando com o coração”, observou o religioso. “Fico feliz quando vejo uma nação se levantando para orar, porque aí eu vejo que o futuro será muito bom”.

A técnica em enfermagem Tatiane Cristina da Silva, 38 anos, chegou às 14h na Esplanada dos Ministérios, sem hora para ir embora. “Tem quase 20 anos que eu participo dessa festa. É um chamado. Quando estamos aqui, parece que ficamos mais perto dela. É assim que eu me sinto”, contou. “Esse é o momento de agradecer todas as graças que ela nos concedeu durante o ano. Só volto para casa quando tudo terminar”.

Depois da liturgia, os fiéis saíram em procissão pela Esplanada com a imagem de Nossa Senhora Aparecida – a estátua foi levada no papamóvel utilizado pelo Papa João Paulo II quando veio a Brasília, em 1991. Ao longo do percurso, três bênçãos foram dadas: a primeira dirigida aos enfermos, a segunda aos governantes e a terceira às famílias.

Preparativos

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A Catedral Metropolitana de Brasília passou por intensos preparativos para o Dia de Nossa Senhora Aparecida. A iluminação externa foi restabelecida pela Companhia Energética de Brasília (CEB) após o furto de 200 m de cabos de cobre, levados no início deste mês. O conserto custou R$ 6.820,03 e precisou mobilizar sete eletricistas.

As calçadas próximas ao templo católico passaram por manutenção, executada pelo programa GDF Presente em parceria com a administração regional do Plano Piloto e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Além disso, o espelho d’água foi limpo e preenchido com a ajuda de 23 caminhões-pipa.

Mais de 80 mil fiéis encerram dia de homenagens à Nossa Senhora Aparecida