12/10/2023 às 16:20

Na sala de aula, estudantes aprendem a respeitar o meio ambiente

Escola da Natureza atende três mil alunos dos anos iniciais matriculados em instituições de ensino do Plano Piloto

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SES) vem implementando uma iniciativa que transforma a maneira como os estudantes encaram a relação com o meio ambiente. Em funcionamento no Parque da Cidade, a Escola da Natureza é um ambiente educativo sustentável que atende três mil alunos  de escolas do Plano Piloto.

Entre as atividades desenvolvidas, alunos da Escola da Natureza aprendem a exercitar a consciência sobre valorização da diversidade | Foto: Vinicius Gabriel/SEE

Integrante do Eixo Transversal para a Sustentabilidade do Currículo em Movimento da Educação Básica do DF, a Escola da Natureza é uma forma de complementar o aprendizado da sala de aula. A seleção das unidades escolares atendidas no local é feita pela Coordenação Regional de Ensino do Plano Piloto.

Lá os estudantes exercitam o entendimento crítico sobre viver em rede, pensar, refletir e agir acerca de assuntos como produção e consumo consciente, qualidade de vida, alimentação saudável, economia solidária, agroecologia, cidadania planetária, ética global e valorização da diversidade.

Respeito à natureza

As visitas à Escola da Natureza não são apenas passeios educativos, mas experiências transformadoras. Os alunos participam de atividades ecopedagógicas como oficinas, palestras, cultivo de hortas, trilhas ecológicas e práticas de saúde. O objetivo é desenvolver uma consciência cidadã global e ética, além de cultivar o apreço pela natureza.

Entusiasmado, o estudante da Escola Classe 8 do Cruzeiro, Gustavo Milhomem, de 10 anos, compartilhou sua perspectiva e a alegria em participar do programa: “Gosto de estudar aqui por gostar da mata, e nós aprendemos muitas coisas, assim como as espécies das plantas, a conexão com a natureza e por poder aprender de como cuidar do nosso planeta. O mais legal é brincar e me divertir com meus amigos”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Sustentabilidade

De acordo com a diretora da escola, Renata Lafetá, um dos principais objetivos do programa é preparar os estudantes para se tornarem cidadãos responsáveis e ambientalmente conscientes, capazes de tomar decisões informadas que os ajudem a contribuir para um futuro mais sustentável. 

“Ver o impacto positivo que a Escola da Natureza tem nas vidas dos alunos é recompensador”, reforça a gestora. “Estamos moldando os líderes do futuro que se preocupam com o meio ambiente e têm a capacidade de tomar decisões responsáveis.”

A Escola da Natureza funciona, assim, como um exemplo de como a educação pode ir além da sala de aula tradicional e se tornar um canal para promover a conscientização ambiental e o pensamento crítico entre os jovens.

*Com informações da Secretaria de Educação