16/10/2023 às 17:06

Escola para jovens e adultos no DF comemora 50 anos transformando vidas

Uma das unidades de ensino mais antigas do DF, Cesas investe na abertura de oportunidades para pessoas de todas as idades que queiram retomar os estudos

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Com aproximadamente 1,2 mil alunos matriculados nos três turnos, o Centro de Educação de Jovens e Adultos da Asa Sul (Cesas) celebra 50 anos transformando vidas pela educação de jovens e adultos. É uma das escolas mais antigas do DF. 

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá (D), ressaltou: “Temos uma escola que oferta educação de qualidade ao estudante de EJA nos três turnos, e que agora oferece educação profissionalizante” | Foto: Mary Leal/SEE

A comemoração foi na manhã desta segunda-feira (16), com a inauguração da placa do jubileu de ouro da unidade e a participação de autoridades, professores e alunos da instituição. A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, foi homenageada.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma ferramenta vital para a inclusão educacional e social, oferecendo novas chances a pessoas de todas as idades que desejam retomar os estudos. Com histórias inspiradoras e desafios superados, é uma prova concreta do poder transformador da educação ao longo da vida.

Aprendizado

[Olho texto=”“Eu só tenho a agradecer ao Cesas, principalmente, pelo incentivo constante de não nos deixar desistir” ” assinatura=”Maílde Maria de Assunção, aluna” esquerda_direita_centro=”direita”] 

Em seus 50 anos, o Cesas coleciona histórias como a de Maílde Maria de Assunção, 69 anos, aluna da instituição no período de 2005 a 2013, quando fez um curso de computação. Ela conta que recebeu muito incentivo dos professores para que continuasse seus estudos. Maílde retornou à escola com o diploma de bacharel em direito e o coração cheio de boas lembranças e gratidão a todos os professores que a ajudaram a buscar sempre o melhor na vida e nos estudos. 

Seu próximo passo é finalizar o curso de mediação e conciliação extrajudicial, feito no formato online. “Aprendi a usar a tecnologia no curso que fiz aqui”, conta. “Eu só tenho a agradecer ao Cesas por todo ensino e aprendizado, pela empatia dos professores conosco e, principalmente, pelo incentivo constante de não nos deixar desistir”.

Qualidade de ensino

“É uma escola de 50 anos que está bem-cuidada e bonita, com um trabalho bem-feito pelos gestores em prol do estudante”, afirma Hélvia Paranaguá. “Desde a década de 1970, nós temos uma escola que oferta educação de qualidade ao estudante de EJA nos três turnos, e que agora oferece educação profissionalizante. Isso é crescimento.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O diretor da unidade, Reus Antunes de Oliveira, conta que o Cesas tem uma trajetória de luta pela educação de jovens e adultos. “A escola procura dar qualidade de ensino para jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade própria ou que, por algum motivo, tiveram que interromper o seu estudo regular”, ressalta.

O Cesas foi autorizado a iniciar atividades escolares em 1975. Trata-se de escola pública e gratuita que, desde a sua criação, oferta a EJA em três segmentos, organizados em 11 semestres letivos. No segundo semestre de 2018, o Cesas passou a fazer parte do cadastro do Ministério da Educação (MEC) pelo Sistema Sistec e começou a oferecer cursos de qualificação.

A EJA

[Numeralha titulo_grande=”26 mil ” texto=”Número aproximado de estudantes do DF matriculados na EJA” esquerda_direita_centro=”direita”]

Atualmente, há oferta de EJA em 95 escolas das 14 coordenações regionais de ensino do DF. Aproximadamente 26 mil estudantes estão matriculados nessa modalidade.

A EJA é organizada em três segmentos. O primeiro corresponde aos anos iniciais do ensino fundamental e é quando os alunos começam e consolidam o processo de alfabetização. O segundo segmento corresponde aos anos finais do ensino fundamental. 

Já o terceiro segmento corresponde ao ensino médio. Para se matricular no primeiro e no segundo segmentos, a idade mínima é de 15 anos completos. Para se matricular no terceiro segmento, a idade mínima é de 18 anos completos.

As matrículas para a EJA podem ser feitas o ano todo, ininterruptamente. Basta comparecer com os documentos pessoais à secretaria da unidade mais próxima da residência ou trabalho.

*Com informações da Secretaria de Educação do DF