17/10/2023 às 19:29

Reciclotech convoca parceiros para criação de polos em cinco macrorregiões

Projeto inovador implantado no Distrito Federal, programa da Secti é também pioneiro no desenvolvimento de um sistema de logística reversa estadual com economia circular

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (Secti-DF) e a Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAPDF) anunciaram nesta terça-feira (17), por meio do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o edital de chamamento público para a “Nova Reciclotech”. O objetivo desse chamamento é convidar Organizações da Sociedade Civil (OSCs) a participar da continuação do desenvolvimento e aprimoramento do sistema de logística reversa e economia circular de equipamentos eletrônicos no Distrito Federal, com a criação de um Polo de Economia Circular (PEC) em cinco macrorregiões, no âmbito do programa Reciclotech.

[Olho texto=”Programa se baseia em pilares fundamentais, incluindo a capacitação profissional de jovens e adultos em cursos relacionados à tecnologia da informação, recondicionamento de resíduos eletrônicos, reciclagem de resíduos sólidos e descarte adequado de rejeitos” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

As cinco macrorregiões que serão atendidas incluem:
* Macrorregião Região Centro-Sul: Abrange áreas como Candangolândia, Cidade Estrutural, Guará, Park Way, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I e II, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA)
* Macrorregião Região Sul e Sudoeste: Engloba regiões como Gama, Santa Maria, Águas Claras, Recanto das Emas, Samambaia, Taguatinga e Vicente Pires
* Macrorregião Região Central: Inclui áreas como Asa Sul, Asa Norte, Cruzeiro, Varjão, Vila Planalto
* Macrorregião Região Oeste: Compreende regiões como Brazlândia e Ceilândia
* Macrorregião Região Leste e Norte: Abrange áreas como Paranoá, Itapoã, São Sebastião, Jardim Botânico, Planaltina, Sobradinho, Sobradinho II, Fercal, Lago Norte, Arapoanga e Noroeste.

O Reciclotech é um projeto inovador implantado no Distrito Federal, destacando-se como o pioneiro no desenvolvimento de um sistema de logística reversa estadual com economia circular no Brasil. Esse programa se baseia em pilares fundamentais, incluindo a capacitação profissional de jovens e adultos em cursos relacionados à tecnologia da informação, recondicionamento de resíduos eletrônicos, reciclagem de resíduos sólidos e descarte adequado de rejeitos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Durante as primeiras fases do programa, já foram doados mais de 1.500 computadores para escolas, hospitais e entidades sem fins lucrativos promovendo a inclusão digital, formando mais de 1.200 alunos, recolhendo mais de 500 toneladas de lixo eletrônico e instalando mais de 100 pontos de entrega voluntária em várias regiões administrativas do Distrito Federal.

A meta é expandir o número de pontos de entrega voluntária em todo o DF para otimizar ainda mais o sistema de logística reversa. Com esse novo modelo, o objetivo é implementar uma política pública de economia circular que, coordenada pela Secti-DF, se integrará a outras ações governamentais. Para saber mais sobre o edital, clique aqui.

*Com informações da Secti-DF