24/10/2023 às 18:48

Crianças, adolescentes e idosos aprendem sobre garantia de direitos

Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Divineia promove encontros abertos à participação da comunidade para debater temas relacionados à qualidade de vida

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Oferecer a crianças, adolescentes e idosos um espaço de diálogo sobre garantia de direitos e alimentação saudável foi o objetivo do percurso Qualidade de vida: Infância, Juventude e Melhor Idade, desenvolvida durante todo este mês pelo Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Cecon) Divineia, no Núcleo Bandeirante. Percurso é como são chamadas as atividades planejadas no âmbito do Serviço de Acolhimento e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Centro de Convivência do Núcleo Bandeirante tem promovido oficinas com orientações sobre os estatutos da Criança e do Adolescente e do Idoso | Foto: Divulgação/Sedes

“A intenção é prestigiar essas três fases da vida, contextualizando com as datas comemorativas de outubro, que tem o Dia Internacional da Pessoa Idosa e o Dia das Crianças, comemorados em 1º e 12 de outubro, respectivamente”, explicou a chefe do Cecon Divineia, Adileia Carvalho. “Nós debatemos temas de interesse dessas etapas e sobre melhoria da qualidade de vida, em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro.” 

Oficinas

O Cecon Divineia, que atende 80 pessoas divididas em grupos de crianças, adolescentes, adultos e idosos, também tem promovido oficinas com orientações sobre os estatutos da Criança e do Adolescente e do Idoso, além de atividades físicas lúdicas, pintura de mural, veiculação de vídeos educativos, confecção de cartazes sobre a alimentação saudável e bate-papos.

Waldimeire Gomes da Mota, 46, tem um filho atendido nessa unidade e aprovou o evento: “Para nossas crianças, foi muito bom participar dessas oficinas. Meu filho, por exemplo, chegou em casa falando que tem direito ao passe livre. Levei ele, já comecei o processo para ele ter o passe livre, e dei entrada também no Benefício de Prestação Continuada [BPC], para poder comprar as medicações dele. Tudo isso ele aprendeu nas oficinas do Cecon, e chegou lá em casa falando que queria os direitos dele. Achei uma maravilha”.

Parcerias

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Além das atividades semanais, o Cecon Divineia tem promovido outros eventos. Para os idosos, em parceria com a Administração Regional do Núcleo Bandeirante, foi oferecido um café da manhã, com música ao vivo, bingo e uma palestra sobre o tema Os riscos de queda e como preveni-los, ministrada pela equipe do Hospital Regional do Guará. Crianças e adolescentes, por sua vez, ganharam um dia de festa com a entrega de brinquedos arrecadados na comunidade e brincadeiras na quadra de esporte.

“Muitos dos nossos usuários não têm acesso a essas informações no dia a dia, por isso é fundamental utilizar o espaço dos centros de convivência para falar sobre garantia de direitos”, reforçou a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra. “Divulgar informação de qualidade sobre direitos e participação cidadã é o primeiro passo para viabilizar a autonomia deles e prevenir situações de risco social.”

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social