24/10/2023 às 13:28, atualizado em 24/10/2023 às 16:20

QualificaDF inicia 3º Ciclo com aula magna no Ulysses Guimarães

Contemplados participaram de palestras motivacionais sobre empregabilidade e aprenderam como elaborar um bom currículo

Por Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

Para dar início oficialmente ao 3º Ciclo do Programa QualificaDF, cerca de três mil alunos participaram da aula magna na manhã desta terça-feira (24), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A abertura contou com a participação da vice-governadora Celina Leão, que ressaltou a importância do programa para aumentar a empregabilidade no Distrito Federal.

A vice-governadora Celina Leão ressaltou que “o primeiro passo para mudar a vida de vocês já é esse que estão dando, que é a formação profissional. O GDF acredita que as pessoas precisam de oportunidade. Então, aproveitem, sejam os melhores naquilo que vocês fazem e não desistam” | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

“O primeiro passo para mudar a vida de vocês já é esse que estão dando, que é a formação profissional. O GDF acredita que as pessoas precisam de oportunidade. Então, aproveitem, sejam os melhores naquilo que vocês fazem e não desistam”, afirmou Celina Leão.

O secretário Thales Mendes reforçou que “a grande chave da transformação é oportunidade e qualificação para as pessoas conseguirem tocar sua vida. Esse é o nosso maior desafio”

A previsão é que, aproximadamente, nove mil alunos participem das palestras ao longo do dia. Durante a aula magna, os alunos têm a oportunidade de participarem de palestras com professores e profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF) sobre empregabilidade, preparação de currículos, além de conversas motivacionais. Os dois primeiros ciclos do QualificaDF deste ano promoveram aproximadamente 16 mil capacitações e a expectativa é de formar mais oito mil estudantes que vão concluir, até o fim do ano, o terceiro ciclo.

“A grande chave da transformação não é programa nem benefício social, é oportunidade e qualificação para as pessoas conseguirem tocar sua vida. Esse é o nosso maior desafio. Todas as grandes empresas, quando precisam contratar, entram em contato conosco para abrirmos um processo seletivo. São os alunos dos nossos programas e projetos que recebem essas oportunidades de emprego e, então, concluir esse ciclo de aprendizagem”, defendeu o secretário Thales Mendes.

Cerca de três mil alunos participaram da aula magna na manhã desta terça-feira (24), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, para dar início oficialmente ao 3º Ciclo do Programa QualificaDF

Vida nova

Há pouco mais de cinco anos morando em Brasília, Sandra Regina Nascimento, 60 anos, é auxiliar de enfermagem e veio para a capital do país em busca de melhores condições. Ao descobrir o Programa QualificaDF, por meio da internet, ela encontrou uma solução para se capacitar e conseguir um emprego.

“Eu estava em casa sem trabalhar. Vi o QualificaDF, fiz a inscrição e fui sorteada na segunda chamada. Hoje, eu faço o curso de carreiras públicas administrativas, que é preparatório para concursos públicos. Estou aqui para tentar e está dando certo. Estou me encontrando e me redescobrindo de novo, e está sendo muito bom. Eu estou me achando o máximo”, disse, animada.

Já para a estudante Sayonara Pereira do Carmo, 46, o objetivo é concluir o segundo curso de qualificação que participa e conseguir um emprego para dar melhores condições para ela e a filha. “Fiz o curso de porteiro e logo emendei um de maquiagem, em Planaltina. Estou gostando bastante”, avaliou.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Essa aula magna mostra para a gente que existem pessoas que passam por essa experiência, e isso é importante. Mostra que tem solução o que estamos passando, esse momento difícil, que realmente há chances de vencer. Se aquele palestrante conseguiu, eu também posso chegar lá”, concluiu.

Sobre o programa

O QualificaDF oferece diversos cursos que abrangem formações em eletricista predial, garçom, barman, barista, manutenção de equipamento de informática, estética facial e corporal com massagem terapêutica e assistente administrativo.

O programa é uma iniciativa importante para quem almeja uma atualização profissional e deseja adquirir novas competências para se destacar no mercado de trabalho. Está em andamento o terceiro ciclo do QualificaDF deste ano, alcançando a marca de 24 mil qualificações profissionais por meio somente deste programa.

24/10/2023 - QualificaDF inicia 3º Ciclo com aula magna no Ulysses Guimarães