Fale com o Governo Ações em Destaques

24/10/23 às 18:13, Atualizado em 24/10/23 às 20:15

Rota da Fruticultura mobiliza produtores para o cultivo de mirtilo

Encontro foi na Emater-DF e já teve o cadastro de produtores interessados

Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

A Rota da Fruticultura do DF e Ride reuniu, na manhã desta terça-feira (24), representantes de associações e cooperativas rurais e agricultores para mobilizar interessados em ingressar no plantio de mirtilo. De acordo com o projeto, o Distrito Federal terá seis mil hectares de área plantada até 2030 e se transformará num polo nacional de produção da fruta. No final da reunião, 14 produtores se mostraram interessados em cultivar mirtilo com o apoio da Rota.

O presidente da Rota da Fruticultura, Luiz Curado, detalhou como se dará o apoio ao produtor rural que fizer a adesão ao programa, que tem o objetivo de colocar o Distrito Federal como um polo de produção de mirtilo | Fotos: Ana Nascimento/Emater-DF

A Emater-DF será o braço técnico da Rota da Fruticultura, auxiliando no plantio, colheita e comercialização. “A Emater-DF tem uma expressiva presença e capilaridade no campo e, dessa forma, nós temos as ferramentas técnicas para prestar o atendimento a cada produtor rural que acessar a Rota. Além disso, ressalto que é uma oportunidade inovadora de crescimento econômico e aumento da diversidade de cultivos na área rural do DF”, declarou o presidente da empresa, Cleison Duval.

Durante o encontro, o presidente da Rota das Frutas do Projeto Semiárido, Luiz Curado, detalhou como se dará o apoio ao produtor rural que fizer a adesão ao programa, que tem o objetivo de colocar o Distrito Federal como um polo de produção de mirtilo. Além disso, foi explicada de que forma será a contrapartida do agricultor ao programa.

De acordo com o dirigente, o cronograma do projeto compreende o cadastro de adesão ao projeto, em seguida, a Emater-DF fará uma pesquisa por meio de formulário com esses interessados e uma visita técnica à propriedade para identificar aqueles que tenham aptidão técnica e financeira para integrar a Rota.

“Inicialmente serão escolhidos 35 produtores que irão receber duas mil mudas de mirtilo da Rota da Fruticultura, sendo que, para cada muda, serão devolvidas ao projeto outras duas após o período de um ano. Dessa forma, o projeto se manterá autossustentável”, afirmou Luiz Curado.

O gestor de Fruticultura da Emater-DF, Felipe Camargo, apresentou as informações técnicas sobre o cultivo da fruta, como plantio, poda, fertilização e irrigação, comercialização e investimento

Assistência técnica

Em seguida, o gestor de Fruticultura da Emater-DF, Felipe Camargo, apresentou as informações técnicas sobre o cultivo da fruta, como plantio, poda, fertilização e irrigação, comercialização e investimento. “O DF já é um centro produtor do morango, a escolha do mirtilo para integrar a Rota da Fruticultura se deu para fortalecer a produção de frutas vermelhas na região e transformar o DF num polo de produção de mirtilo nacional. Para isso, estamos munidos do conhecimento necessário para prestar a assistência técnica ao produtor que aderir ao projeto”, disse.

O produtor rural Gleidson Rodrigues Matos, do Núcleo Rural da Taquara, em Planaltina, tem interesse de acessar o projeto por representar uma janela importante de oportunidade. “É um negócio muito promissor e inovador. Certamente, quem começar primeiro sai na frente e abre espaço no mercado primeiro”, falou o produtor, que é atendido pela Emater-DF e já cultiva abacate e graviola.

A Rota da Fruticultura é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio da Codevasf, em conjunto com órgãos parceiros, associações e entidades locais, com o objetivo de elaborar estratégias para aumentar a produção e o fornecimento de frutas para os mercados interno e externo, gerar emprego e renda na região, promover o intercâmbio de experiências e tecnologias, diversificar e implantar novas culturas e fomentar e motivar novos agricultores na produção de frutas no DF e Entorno.

*Com informações da Emater-DF

Últimas Notícias