Fale com o Governo Ações em Destaques

28/10/23 às 17:16

Nova linha de ônibus beneficia pacientes do Instituto de Saúde Mental

Iniciativa melhora acessibilidade e traz reflexos positivos ao tratamento de saúde. O serviço começa a funcionar nesta segunda-feira (30)

Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

“Agora vai melhorar bastante, porque viabiliza estarmos aqui. Se temos condições de chegar mais rápido e confortavelmente, temos condições de fazer melhor nosso tratamento”. Foi com esse entusiasmo que a paciente Rosana dos Santos, 48 anos, recebeu a novidade. Agora, pessoas atendidas no Instituto de Saúde Mental (ISM), localizado no Riacho Fundo, contam com nova possibilidade de transporte público. A linha 178.2 fará o trajeto do Riacho Fundo II para o ISM.

Rosana é atendida no Centro de Atenção Psicossocial II (Caps II) há mais de dois anos. “Depois que conheci o centro, percebi o que é um trabalho amplo na saúde mental. Tenho uma equipe multidisciplinar, participo de oficinas, terapias e socializo. Aqui conversamos, interagimos. O dia que venho para cá, volto para casa bem melhor, é visível”, relata a paciente.

A moradora do Gama terminava o trajeto até o ISM andando, o que demorava cerca de 25 minutos, e agora será uma das beneficiadas. O transporte sairá do terminal da QS 18, a partir de segunda-feira (30), em três horários diferentes – às 7h30, 13h20 e 17h –, de segunda a sexta-feira, com a tarifa de R$ 2,70.

A notícia da nova linha de ônibus foi anunciada durante reunião entre representantes da SES-DF, da Semob-DF e dos usuários dos serviços de saúde, no Instituto de Saúde Mental | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

A iniciativa conjunta das secretarias de Saúde (SES-DF) e de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) irá impactar diretamente usuários e profissionais de saúde. “Com essa conquista, queremos aprimorar a adesão ao tratamento e a assiduidade nas consultas. Inúmeras vezes, os pacientes já deixaram de comparecer pela dificuldade do transporte. Teremos também um reflexo positivo para os servidores, que vão se deslocar por meio desta linha”, aponta o superintendente da Região de Saúde Centro-Sul, Ronan Garcia.

As tratativas foram na intenção de facilitar o acesso do usuário. “Sabemos que para buscar o serviço de saúde, o cidadão precisa do transporte. A ampliação e a integração dessas linhas, portanto mais que atender aos pacientes, atende também famílias que necessitam”, destaca o secretário executivo da Semob, Alex Carreiro.

“Com essa conquista, queremos aprimorar a adesão ao tratamento e a assiduidade nas consultas” Ronan Garcia, superintendente da Região de Saúde Centro-Sul

A locomoção ao ISM já contava com a linha 178, que realiza o percurso Riacho Fundo ao instituto. Porém, o ônibus para interligar até o Riacho Fundo II era uma demanda antiga da comunidade. “Essa linha é um presente muito grande que as secretarias estão dando para gente. Ela vai facilitar demais para pacientes idosos ou àqueles que têm alguma deficiência física. Estou muito emocionada e feliz com essa conquista”, afirma Luciana Claudino, paciente e representante dos usuários do Caps II do Riacho Fundo.

A notícia da nova linha de ônibus foi anunciada durante reunião entre representantes da SES-DF, da Semob-DF e dos usuários dos serviços de saúde, nessa quinta-feira (26), no ISM.

Serviço

O Caps II do Riacho Fundo atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, localizado na EPNB, KM 2, Granja do Riacho Fundo, AE, S/N – Riacho Fundo. Clique aqui para mais informações.

*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)

Últimas Notícias