30/10/2023 às 12:11

Conselheiros tutelares eleitos são convocados para curso de formação

Modalidades presencial e a distância terão frequência obrigatória, e aproveitamento do candidato quanto ao conteúdo será avaliado

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Os conselheiros tutelares eleitos no DF no dia 1º deste mês estão convocados para o curso de formação, de caráter eliminatório, nas modalidades presencial e a distância, totalizando carga horária de 122 horas. Todas as informações referentes ao curso estão no Edital nº 34, publicado na edição do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (30).

Aulas começam em novembro, sendo divididas em três turmas | Foto: Divulgação/Sejus

O curso abordará temas relativos às atividades e às funções de conselheiro tutelar. A relação com os nomes consta no Anexo Único do edital.

O curso de formação é obrigatório e exclusivo para os candidatos eleitos até o número de vagas entre titulares e suplentes por região administrativa. Os candidatos que não obtiverem frequência mínima de 80% no curso presencial e aproveitamento de 70% no formato a distância serão eliminados do processo de escolha.

Início do curso

O candidato convocado apto a fazer o curso receberá pelo e-mail comunicado informando turma, horário, local e dias do curso. Na modalidade presencial, haverá três turmas, sendo as duas primeiras de 6 a 21 de novembro. Os selecionados para a turma 1 terão aulas das 8h às 12h, e os da turma 2, das 14h às 18h. A terceira turma terá aulas de 4 a 15 de dezembro, das 8h às 12h.

A frequência obrigatória e o aproveitamento do candidato quanto ao conteúdo transmitido serão avaliados durante o curso de formação. A reprovação do candidato implicará a eliminação no processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar do Distrito Federal.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A votação, que ocorreu no dia 1º deste mês, foi a terceira fase do processo de escolha dos novos membros dos conselhos tutelares, dividido em quatro etapas. Foram escolhidos 220 conselheiros titulares e 440 suplentes.

A primeira etapa foi a aplicação da prova objetiva para os candidatos em junho. A segunda fase teve caráter eliminatório e incluiu a análise de documentação em julho. A quarta e última etapa é o curso de formação dos eleitos. A posse dos novos conselheiros está prevista para 10 de janeiro de 2024.

*Com informações da Sejus