30/10/2023 às 19:53, atualizado em 31/10/2023 às 08:21

Divulgado resultado preliminar das eleições dos conselhos de segurança

Disputa eleitoral dos Consegs ocorreu no último domingo (29). Ao todo foram 59 chapas cadastradas

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) publicou, nesta segunda-feira (30), o resultado das eleições para os conselhos comunitários de segurança do Distrito Federal (Consegs-DF), ocorridas no domingo (29). Os eleitores escolheram 14 chapas nas regiões de Águas Claras, Brazlândia, Ceilândia, Fercal, Gama, Itapoã, Park Way, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Samambaia, São Sebastião, Sobradinho II, Taguatinga e Plano Piloto. Ao todo foram 2.426 eleitores e 59 chapas cadastradas. Em 20 regiões administrativas, não houve votação, pois apenas uma chapa foi cadastrada. O resultado pode ser consultado no site da pasta.

Desde julho deste ano, foram realizadas tratativas com as polícias Civil (PCDF) e Militar (PMDF), o Departamento de Trânsito (Detran-DF), o Corpo de Bombeiros (CBMDF), membros dos atuais Consegs, membros das regiões administrativas, o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), a DF Legal, a Subsecretaria de Integração e o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) para finalizar as tratativas que envolvem o processo eleitoral.

[Olho texto=”“Esse histórico processo eleitoral, nunca antes feito nesse formato, foi concluído com sucesso, com taxa de comparecimento superior a 70%. A participação ativa da população por meio dos Consegs é de extrema relevância para validação e eficiência do trabalho das forças de segurança”” assinatura=”Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública” esquerda_direita_centro=”direita”]

As votações ocorreram nas regiões administrativas, nos batalhões da PMDF e na administração da Estação Rodoviária de Brasília (ERB), de acordo com o que ficou estabelecido para cada zona eleitoral que estava na disputa. Nas seções onde houve maior público votante foram utilizadas urnas eletrônicas, cedidas pelo órgão eleitoral. Nas demais foram utilizadas cédulas de papel. Dez técnicos do TRE-DF reforçaram as equipes de mesários e coordenadores da SSP-DF. Durante as eleições não houve qualquer intercorrência, ocorrendo tudo de forma pacífica e tranquila.

“Esse histórico processo eleitoral, nunca antes feito nesse formato, foi concluído com sucesso, com taxa de comparecimento superior a 70%. Quero parabenizar todos os envolvidos nesse importante passo para a segurança pública do DF. A participação ativa da população por meio dos Consegs é de extrema relevância para validação e eficiência do trabalho das forças de segurança”, destacou o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.

[Olho texto=”“Uma oportunidade para a comunidade efetivamente fazer parte da prevenção do crime e se autodesenvolver, aprendendo a lidar melhor com os problemas que afetam a qualidade de vida local. Todos ganham: a própria comunidade e os órgãos da segurança pública”” assinatura=”coronel Paulo André, coordenador dos Consegs” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

De acordo com o coordenador dos Consegs, coronel Paulo André, as eleições representam uma mudança de cultura participativa, “uma oportunidade para a comunidade efetivamente fazer parte da prevenção do crime e se autodesenvolver, aprendendo a lidar melhor com os problemas que afetam a qualidade de vida local. Todos ganham: a própria comunidade e os órgãos da segurança pública”.

Sobre os Consegs

Os conselhos comunitários de segurança do Distrito Federal foram criados com a proposta de integrar a comunidade com as autoridades policiais, cooperando com as ações e estratégias integradas de segurança pública, que resultem na melhoria da qualidade de vida da população e na valorização dos integrantes dos órgãos de segurança. Trata-se de um canal de participação popular de caráter consultivo e deliberativo, sem fins lucrativos e de cooperação voluntária, que atuam encaminhando as demandas de cada área às autoridades governamentais.

Os representantes eleitos para os Consegs não recebem qualquer remuneração e não são vinculados à administração pública. Em outubro, receberão treinamento para desempenharem suas funções, que será realizado pela SSP-DF. A posse das novas diretorias está prevista para o dia 5 de dezembro deste ano.

*Com informações da SSP-DF