30/10/2023 às 15:33, atualizado em 01/11/2023 às 11:05

Seminário orienta sobre mobilização para plantio de árvores do Cerrado

O primeiro domingo de dezembro foi estabelecido pelo GDF como o Dia de Plantar; evento mobiliza órgãos, servidores e representantes da sociedade civil para esclarecer dúvidas sobre a forma correta de plantio de mudas nativas do bioma

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

A Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal do DF (Sema-DF) realizou, na manhã desta segunda-feira (30), o Seminário de Mobilização para o Dia de Plantar. Cerca de 200 pessoas participaram do evento, entre autoridades, representantes de administrações regionais, ambientalistas e integrantes da sociedade civil. Em junho, o governador Ibaneis Rocha anunciou uma série de medidas em prol do meio ambiente do Distrito Federal. Entre elas, a assinatura do decreto que dispõe sobre a criação e inclusão no calendário oficial de eventos da cidade do primeiro domingo de dezembro como o dia de plantio de mudas nativas do cerrado.

Seminário nesta segunda-feira (30) reuniu representantes de órgãos públicos e da sociedade civil para planejar o Dia de Plantar, marcado para o primeiro domingo de dezembro | Foto: Divulgação/Sema

O evento foi realizado no Edifício Central Park, na Asa Norte, em uma parceria com o Instituto Brasília Ambiental, Novacap, Secretaria de Governo do Distrito Federal e Movimento Regenerativo Tempo de Plantar. O objetivo foi esclarecer sobre como e onde plantar, observando as diretrizes legais e ambientais. A ideia do Dia de Plantar, que surgiu a partir de uma parceria entre a Sema-DF e o Movimento Regenerativo Templo de Plantar, ganhou força e se transformou em ação de governo.

[Olho texto=”“A Novacap fornecerá orientações sobre o plantio técnico e doará 5 mil mudas. Estamos focados na realização técnica do plantio para evitar problemas futuros, como espécies atrativas a animais que podem incomodar. Nosso objetivo é garantir plantios adequados, especialmente em áreas urbanas.”” assinatura=”Constância Alves de Macedo, do Departamento de Parques e Jardins da Novacap” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O secretário de Meio Ambiente, Gutemberg Gomes, destacou a importância da participação de voluntários integrantes da sociedade civil organizada. “É muito importante essa conexão com a sociedade civil. Nós não conseguimos nada sem a presença de vocês. Aliás, eu estou como secretário do Meio Ambiente, mas sou do balcão de lá. São voluntários que saem de casa para cuidar do meio ambiente porque acreditam num mundo melhor”, disse.

“Plantar uma árvore é um ato tão nobre como dar à luz a uma criança. Só que no plantio de árvores tem um fator curioso: nós estamos plantando para as futuras gerações. Os dois pés de ipês que ganhei da Novacap, e que vou plantar no dia 3 de dezembro, dificilmente eu os verei na sua fase adulta, mas meus filhos e netos poderão apreciar”, comentou o subsecretário de Gestão Ambiental e Territorial da Sema-DF, Renato Santana.

A Novacap apresentou detalhes sobre a diretriz para o Plano de Arborização Urbana (PDAU) e as orientações para o plantio em áreas urbanas. “A Novacap fornecerá orientações sobre o plantio técnico e doará 5 mil mudas”, disse a engenheira agrônoma Constância Alves de Macedo, do Departamento de Parques e Jardins da Novacap. “Estamos focados na realização técnica do plantio para evitar problemas futuros, como espécies atrativas a animais que podem incomodar. Nosso objetivo é garantir plantios adequados, especialmente em áreas urbanas.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“O seminário é um momento oportuno para celebrar a caminhada que está sendo realizada, em conjunto com a sociedade civil e o governo, em função dos cuidados com a natureza. Esta foi uma manhã histórica para todos nós. Eu diria até que foi a manhã mais feliz deste ano”, comemorou o presidente e idealizador do Movimento Regenerativo Tempo de Plantar, Paulo César Araújo.

O governador Ibaneis Rocha, atendendo a um pedido da sociedade civil liderado pelo Movimento Regenerativo Tempo de Plantar, promulgou o Decreto 44.606/23, em 7 de junho, designando o primeiro domingo de dezembro como o Dia de Plantar uma Muda de Árvore Nativa do Cerrado no Distrito Federal. A proposta é que sejam plantadas um milhão de árvores do cerrado por ano no DF. As medidas foram assinadas na semana em que se comemora o Dia do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

*Com informações da Sema-DF e da Novacap