01/11/2023 às 15:17, atualizado em 02/11/2023 às 12:20

Merenda de escola pública do DF é apresentada a autoridades federais

Escola do Guará recebe visita do ministro da Educação, Camilo Santana, que provou a refeição servida aos alunos. Secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, e primeira-dama do país, Rosângela da Silva, também estiveram presentes

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

Os alunos da Escola Classe 05 do Guará tiveram uma manhã diferente nesta quarta-feira (1º). A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, recebeu os 28 semifinalistas do concurso Sabor de Escola, o ministro da Educação, Camilo Santana, a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, e a primeira-dama do Brasil, Rosângela Lula da Silva, a Janja.

Hélvia Paranaguá apresentou os merendeiros semifinalistas do concurso Sabor de Escola às autoridades e destacou o papel da merenda escolar como um dos diferenciais da educação pública no DF. “A merenda escolar do DF desempenha um papel fundamental na promoção da saúde, do aprendizado e da igualdade de oportunidades para os alunos da rede pública de ensino. O impacto vai além do aspecto nutricional, influenciando positivamente diversos aspectos da vida escolar e cognitiva das crianças”, disse.

Hélvia Paranaguá (ao centro): “A merenda escolar do DF desempenha um papel fundamental na promoção da saúde, do aprendizado e da igualdade de oportunidades para os alunos da rede pública de ensino” | Fotos: Jotta Casttro/SEEDF

Durante a visita, a escola serviu galinhada às crianças e a secretária e o ministro provaram o prato preparado por cozinheiros da unidade. Atualmente, a EC 05 do Guará atende 439 crianças, nos dois turnos, e tem um corpo de profissional composto por 60 pessoas, entre servidores e funcionários terceirizados.

Para a gestora da unidade, a diretora Zuleide Moura e Silva, é uma satisfação muito grande ter reconhecimento do trabalho desenvolvido na escola, em especial, no que tange à alimentação escolar. “Prezamos por uma boa alimentação escolar, pois acreditamos que uma criança bem-alimentada e bem-nutrida aprende mais e melhor. Além disso, sabemos que a merenda escolar é a base da alimentação de muitas crianças carentes,” salientou.

Maria Clara, 9 anos, aluna do 4º ano, adora a galinhada servida na escola. “Hoje, deu para sentir o cheiro da galinhada sendo feita e é o meu prato favorito. Antes, eu não gostava de salada, agora eu como junto também”, completou a estudante.

Merenda escolar no DF

O ministro da Educação, Camilo Santana, e a primeira-dama, Rosângela da Silva, provaram a galinhada preparada pelos merendeiros da Escola Classe 05 do Guará

Atualmente, 590 mil pratos são servidos todos os dias aos estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal. São receitas preparadas pelos 2.523 merendeiras e merendeiros contratados pela Secretaria de Educação do DF (SEEDF) para trabalhar nas cozinhas das escolas da rede.

A merenda escolar do DF é composta por gêneros alimentícios, em sua maioria in natura ou minimamente processados, como arroz, feijão, queijo, manteiga, carnes, ovos, peixe, canjica e leite. Além disso, há frutas e verduras frescas que chegam todas as segundas diretamente das propriedades dos agricultores familiares que fornecem para o Programa de Alimentação Escolar do DF (PAE-DF).

Sabor de Escola

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Como forma de reconhecer o talento e papel fundamental que desempenha o merendeiro escolar do DF, a SEEDF promove, pelo segundo ano consecutivo, o concurso Sabor de Escola, que tem por objetivo eleger a melhor receita da alimentação escolar do DF.

Ao todo, 305 merendeiras e merendeiros se inscreveram na competição, quase o dobro de participantes do ano passado. A etapa regional já foi realizada nas 14 coordenações regionais de ensino (CRE) e 28 profissionais foram selecionados para a próxima etapa do concurso, que ocorrerá neste mês de novembro.

*Com informações da Secretaria de Educação