01/11/2023 às 14:12, atualizado em 01/11/2023 às 16:01

Veja o que abre e o que fecha no Dia de Finados

‌Serviços públicos terão mudanças nos horários de atendimento em decorrência do feriado desta quinta (2)

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

?Instituído como feriado nacional em dezembro de 2002, o Dia de Finados ocorre nesta quinta-feira (2). Devido à data, o funcionamento dos órgãos e serviços do Governo do Distrito Federal (GDF) será modificado. Os atendimentos voltam à normalidade na sexta-feira (3), tendo em vista que não haverá ponto facultativo.

?Cemitérios

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) realizará atendimentos psicológicos e de assistência social nas seis unidades cemiteriais da Concessionária Campo da Esperança, localizadas na Asa Sul, em Planaltina, em Sobradinho, em Taguatinga, no Gama e em Brazlândia. O horário de visitação em cada um dos locais será das 7h às 18h.

[Olho texto=”Haverá atendimentos psicológicos e de assistência social nos cemitérios da Asa Sul, Planaltina, Sobradinho, Taguatinga, Gama e Brazlândia nesta quinta (2)” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Em cada um dos equipamentos, será disponibilizada uma tenda ao lado da administração para atendimento aos visitantes que desejarem informações relacionadas aos serviços cemiteriais e funerários, e também para assuntos referentes à organização das visitas. Além disso, haverá missas conduzidas pela Arquidiocese de Brasília em todas as unidades e, nos cemitérios da Asa Sul, Taguatinga, Gama e Sobradinho serão disponibilizadas vans para circular pelos recintos.

Serviço Social

Os centros de Referência de Assistência Social (Cras), de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e de Convivência (Cecon) fecharão na quinta-feira (2). Já o Centro Pop, Unidades de Acolhimento, Unidade de Proteção Social (UPS) e Central de Atendimento funcionarão normalmente, com regime 24 horas. Por fim, apenas os restaurantes comunitários do Recanto das Emas, do Pôr do Sol e de Planaltina atenderão nesta quinta. Os demais estarão fechados.

Saúde

As UBSs estarão fechadas nesta quinta (2), mas reabrem na sexta (3) | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

No feriado de Finados, nesta quinta-feira (2), os serviços de urgência e emergência da Secretaria de Saúde (SES-DF) estarão disponíveis à população com funcionamento normal. As unidades básicas de saúde, ambulatórios e farmácias de alto custo não abrem no feriado, mas retomam o atendimento na sexta-feira (3). No sábado (4), haverá vacinação. Confira o funcionamento dos equipamentos de saúde:

? Samu: Atendimento 24 horas, pelo telefone 192.

? Emergências: As emergências dos hospitais regionais, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e a Casa de Parto de São Sebastião atendem de forma ininterrupta, em plantão 24h.

? Emergência odontológica: A emergência odontológica do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) funciona em plantão 24h, de forma ininterrupta, inclusive no feriado. Saiba mais sobre o serviço de saúde bucal no site da SES-DF.

? Unidades básicas de saúde: As UBSs estarão fechadas na quinta-feira (2) e voltam a atender normalmente na sexta-feira (3), a partir das 7h. Localize sua UBS de referência no Infosaúde.

? Vacinação: O serviço não funcionará no feriado de Finados (2). Já na sexta (3), as salas de vacina abrem normalmente. Também haverá vacinação no sábado (4). Acesse a lista completa dos locais de atendimento no site da secretaria.

? Ambulatórios e policlínicas: Não abrem na quinta-feira (2), atendendo normalmente na sexta (3).

? Farmácias de alto custo: As unidades do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, conhecidas como Farmácias de Alto Custo, fecham no feriado (2), mas atendem normalmente na sexta-feira (3) e no sábado (4). Acesse mais informações no site da SES-DF.

? Caps: Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III e os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (Caps AD III) funcionarão de forma ininterrupta. Os Caps tipos I e II, o Caps AD II e o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi) não abrem no feriado (2), voltando a atender normalmente na sexta-feira (3), fechando no sábado (4) e no domingo (5). Localize seu Caps de referência aqui.

? Serviço Veterinário Público do Distrito Federal: O Hvep estará fechado no feriado e volta a atender normalmente na sexta, das 8h às 17h.

?Forças de segurança

A PMDF iniciou a Operação Finados nesta quarta-feira (1º) | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

? Polícia Militar: Desde quarta-feira (1º) está em vigor a Operação Finados, com ações relacionadas ao trânsito e à segurança dos cidadãos nos arredores dos cemitérios.

? Polícia Civil: Todas as 31 delegacias circunscricionais da Polícia Civil (PCDF) funcionarão em regime de plantão ininterrupto, assim como as duas delegacias de Atendimento à Mulher (Deam I e II) e as duas delegacias da Criança e do Adolescente (DCA I e II). Funcionam como Centrais de Flagrante as seguintes unidades: 1ª DP, 5ª DP, 6ª DP, 12ª DP, 13ª DP, 15ª DP, 16ª DP, 18ªDP, 20ª DP, 21ª DP, 24ª DP, 26ª DP, 27ª DP, 30ª DP e 33ª DP.

? Corpo de Bombeiros Militar: O serviço de emergência da corporação funcionará 24 horas, ininterruptamente.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

? Departamento de Trânsito: Não haverá atendimento ao público nas unidades do Detran-DF. Os servidores que atuam na educação, engenharia e fiscalização de trânsito trabalharão em regime de escala normal. Os serviços online, disponíveis por meio do aplicativo Detran Digital e do Portal de Serviços do Detran-DF, funcionarão normalmente.

? Defesa Civil: O atendimento será em regime de plantão. Em caso de qualquer intercorrência, o cidadão pode acionar pelos telefones 193 ou 199.

Justiça e Cidadania

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) informa que não haverá atendimento presencial nos conselhos tutelares, no Centro Integrado 18 de Maio, nos Núcleos do Programa Pró-Vítima, bem como nas unidades do Na Hora e do Procon.

As demandas urgentes dos conselhos tutelares podem ser registradas pelo telefone 125, contato do Cisdeca. Já as urgências do Centro Integrado 18 de Maio serão atendidas pelo telefone (61) 98314-0636, das 8h às 20h. Os Núcleos do Programa Pró-Vítima atenderão pelo telefone 9 8314-0620.

?Transporte

O Metrô-DF funciona, nesta quinta (2), das 7h às 19h | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

O Metrô-DF funcionará conforme a tabela de feriado, de 7h às 19h. O mesmo ocorre com os ônibus, que irão funcionar com tabela horária de domingos/feriados. Além disso, em razão das visitas aos cemitérios, haverá reforço nas linhas que circulam nas proximidades dos cemitérios do Plano Piloto, Sobradinho, Planaltina, Gama, Taguatinga e Brazlândia, no período entre 7h e 19h.

DER-DF?

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) informa que as operações de mobilidade na Estrada Parque Ceilândia (DF-095/Estrutural), na Estrada Parque Contorno (DF-001), no trecho entre o viaduto de Samambaia e o viaduto do Pistão Sul, e na BR-070 não serão realizadas. Além disso, não haverá expediente no Setor de Multas e Penalidades e Protocolo. Já o Eixão do Lazer, no Eixo Rodoviário (DF-002), estará disponível para o público, das 6h às 18h, e fechado ao trânsito de veículos no mesmo período.

Lazer

O Zoológico de Brasília funcionará normalmente na quinta (2), das 8h30 às 17h. A bilheteria fecha às 16h30. O Planetário de Brasília também não terá mudanças no atendimento e receberá o público das 7h às 19h30. O Jardim Botânico de Brasília também abrirá as portas para visitação pública – das 9h às 17h, com entrada permitida até às 16h30. A entrada é gratuita para pedestres e ciclistas entre 7h30 e 8h50.

??Cultura

Conforme informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), estarão abertos o Centro Cultural Três Poderes e o Espaço Oscar Niemeyer, das 9h às 17h; o Museu do Catetinho, das 9h às 17h; o Memorial dos Povos Indígenas, das 9h às 17h; o Museu Vivo da Memória Candanga, das 9h às 17h; o Espaço Cultural Renato Russo, das 10h às 20h; a Biblioteca Nacional de Brasília, das 8h às 14h; e o Museu Nacional da República, das 9h às 18h30.

Estarão fechados o Eixo Cultural Ibero-Americano, o Centro de Dança, o Complexo Cultural de Planaltina e a Biblioteca Pública de Brasília.

Ceasa

Ceasa terá funcionamento normal neste feriado | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

A Ceasa funcionará normalmente. Os Pavilhões Permanentes abrem das 4h30 às 17h; o Mercado Livre do Produtor atende de 4h30 às 12h; e o Mercado Orgânico, das 6h às 12h. Apenas a Central Flores estará fechada.

BRB?

As agências do banco estarão fechadas na quinta (2), voltando a funcionar na sexta (3), no horário normal, das 11h às 16h. Já o mirante da Torre de TV abrirá normalmente, de 9h às 18h45, tanto no feriado, quanto na sexta-feira.

Água e energia

A Caesb informa que não haverá expediente no dia 2 de novembro, assim como não haverá atendimento nos escritórios e postos do Na Hora. As equipes de manutenção seguirão trabalhando em regime de plantão. O aplicativo da Caesb, o site e o telefone 115 funcionarão 24 horas por dia, sem interrupções.

Por meio dos canais virtuais, é possível solicitar revisão ou segunda via de contas, alteração de titularidade e vencimento de conta, verificação do consumo de água, consulta de protocolos, parcelamento de débitos, pedido para 1ª ligação ou religação de água, autoleitura, ressarcimento de danos, solicitação de manutenção de redes.

A Neoenergia comunica que os serviços presenciais não estarão disponíveis no Dia de Finados e que as equipes de operação trabalharão em esquema de plantão. Os clientes podem buscar os canais digitais da distribuidora, que oferecem mais de 50 funcionalidades.

?Limpeza urbana

Não haverá mudanças no funcionamento dos equipamentos do órgão, segundo o Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

Parques

O Instituto Brasília Ambiental informa que todas as unidades de conservação administradas pela autarquia funcionam normalmente na quinta-feira (2) e no final de semana:

? Parque Ecológico do Anfiteatro Natural do Lago Sul: das 6h às 18h;
? Parque Ecológico de Águas Claras: das 5h às 22h;
? Parque Ecológico Areal: das 6h às 18h;
? Parque Ecológico da Asa Sul: das 6h às 20h;
? Parque Distrital das Copaíbas: das 8h às 18h;
? Parque Ecológico Cortado: das 6h às 20h;
? Monumento Natural Dom Bosco: das 6h às 20h;
? Parque Ecológico Ezechias Heringer: das 6h às 22h;
? Parque Recreativo do Gama: das 6h às 18h;
? Parque Ecológico do Lago Norte: das 6h às 18h;
? Parque Ecológico do Paranoá: das 6h às 18h;
? Parque Ecológico Península Sul: das 6h às 22h;
? Parque Ecológico do Riacho Fundo: das 6h às 18h;
? Parque Ecológico Saburo Onoyama: das 6h às 18h;
? Parque Ecológico Sucupira: das 6h às 20h;
? Parque Ecológico Três Meninas: das 7h às 18h;
? Parque Ecológico Veredinha: das 6h às 22h;
? Parque Ecológico Olhos d’Água: portão principal das 5h30 às 20h e portões laterais das 6h às 18h.?