02/11/2023 às 14:59, atualizado em 02/11/2023 às 16:45

Rede de drenagem em área rural no Jardim Botânico tranquiliza moradores

Sistema de escoamento de águas pluviais foi construído pelo GDF em Barreiros 2. Região também recebeu ações preventivas em vias não pavimentadas

Por Jak Spies, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

Demanda dos moradores da área rural do Jardim Botânico, o novo sistema de drenagem em Barreiros 2 foi finalizado pelo Governo do Distrito Federal (GDF). A obra se antecipa ao período de chuvas e atende a uma demanda da população da região, com a instalação de manilhas para escoamento das águas pluviais.

A manutenção da bacia de contenção, localizada à esquerda da DF-140, foi feita para amortecer as forças das águas, que costumavam danificar a estrada | Foto: Divulgação/Administração do Jardim Botânico

Além disso, equipes também trabalham na manutenção das vias não pavimentadas com melhoria dos acessos à região. Os serviços foram realizados por meio da Administração Regional do Jardim Botânico, que contou com o apoio do GDF Presente, do programa do Polo de Obras Sudoeste e do 4° Distrito do Departamento de Estradas e Rodagem (DER).

De acordo com o administrador do Jardim Botânico, Aderivaldo Cardoso, os moradores terão mais tranquilidade durante as chuvas do final do ano. A manutenção da bacia de contenção, localizada à esquerda da DF-140, foi feita para amortecer as forças das águas, que costumavam danificar a estrada, tornando-a intransitável para veículos, ônibus escolares e moradores.

“Esse bueiro traz mais trafegabilidade e melhora a qualidade de vida da população da região, que antes era rural e hoje é urbana. As obras trazem a tranquilidade de que as demandas estão sendo atendidas”, afirmou o administrador.

Comunidade satisfeita

Um dos solicitantes do serviço foi Wagner Lourenço, morador de Barreiros 2 há mais de 20 anos. De acordo com ele, o caminho era inacessível, especialmente na época chuvosa. O morador fala, inclusive, da apreensão com diversos atolamentos – desde carros, até vans escolares e carros de emergência.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Resolvemos procurar o administrador, que marcou uma reunião e já começou a execução do trabalho, que foi de primeira. Agora, a gente não tem mais aquela ansiedade do ‘será que vai chover?’, ‘será que posso ir para casa agora?’. Era bem difícil, mas agora estamos mais tranquilos. Chovendo ou não, podemos ir para casa sem riscos e em qualquer horário”, declara.

Já Geraldo Magela Rosa é morador da região há pouco mais de três anos. Ele se disse impressionado com a agilidade no atendimento da demanda e conta que o acesso estava muito perigoso, com uma erosão de mais de dois metros e meio de profundidade.

“Nos atenderam prontamente. O administrador já marcou data, o serviço a ser feito, o cronograma e foi dada uma atenção ao caso que era merecida. Fizeram todo o sistema de acesso, toda a passagem de manilhas. Era totalmente inacessível e o serviço ficou muito bom”, destaca o morador, ressaltando a atenção das equipes na execução da obra.

02/11/2023 - Rede de drenagem em área rural no Jardim Botânico tranquiliza moradores