08/11/2023 às 20:25, atualizado em 09/11/2023 às 20:35

Ensaio fotográfico aproxima mães e bebês prematuros

Registros fazem parte de série de ações na rede pública de saúde em alusão ao Novembro Roxo. Campanha chama a atenção ao universo da prematuridade e seus desafios

Por Agência Brasília* |

Nove meses para se transformar no bebê que conhecerá o mundo pela primeira vez. Nem sempre esse é o tempo que dura uma gravidez. E quando a criança chega antes do esperado, o nascimento vem acompanhado de uma série de riscos. O número de semanas ideais não fazem mais parte do plano e os abraços contínuos entre mãe e filho precisam esperar.

O objetivo do ensaio fotográfico na UTI Neonatal do Hospital Regional de Sobradinho é, principalmente, oferecer às mães um momento de proximidade durante o período de internação de seus bebês | Foto: Divulgação/Andreza Lopes

É assim para mães e 23 bebês prematuros internados nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) e de Cuidados Intermediários Neonatais (Ucin) do Hospital Regional de Sobradinho (HRS). A apreensão diária, contudo, foi dissipada pelo tempo de um ensaio fotográfico, no qual a distância provocada pela internação deu lugar ao toque e ao amor.

Na tarde da última terça-feira (7), as lentes da fotógrafa Andreza Lopes registrou o início das boas lembranças entre os bebês e suas famílias. Com a temática “Lutando Contra a Prematuridade”, o HRS dá continuidade às ações do Novembro Roxo, mês de eventos ligados à prematuridade. Mães e recém-nascidos ganharam, respectivamente, maquiagem e fantasias. Cada neném recebeu um kit com roupinhas e letras confeccionadas pela própria equipe do hospital.

O objetivo da atividade é, principalmente, oferecer às mães um momento de proximidade e recordação. “Esse é um cuidado importante com as mulheres e seus bebês assistidos por nós. Toda a equipe da Utin e da Ucin do hospital se empenha para criar boas lembranças, mesmo que no período da internação”, diz a coordenadora de Enfermagem da Utin do HRS, Valquíria Vicente da Cunha Barbosa.

Novembro é o mês internacional de conscientização sobre a prematuridade. O intuito é chamar a atenção para o aumento do número de partos prematuros, como evitá-los e informar sobre as consequências do nascimento antecipado tanto ao bebê, quanto à sua família e à sociedade.

Tradição em fotos

Os bebês da Unidade Neonatal (Uneo) do Hospital Regional de Ceilândia (HRC) também foram modelos por um dia no final de outubro. O fundo do mar enfeitou os sorrisos clicados pelos fotógrafos Alessandra Moraes Oliveira Nardes, Marcos Bontempo dos Santos e Ricardo Khalil Lamia.

Para reforçar o Novembro Roxo, diversas unidades da rede do DF planejam ações entre as famílias e os bebês prematuros, a fim de proporcionar momentos de leveza, descontração e suporte | Foto: Divulgação/Andreza Lopes

Desde 2016, a Uneo HRC faz o ensaio e a exposição das fotos em alusão ao mês da prematuridade. “É um momento que enche de orgulho todos os envolvidos. Tem muito amor e emoção. As mães, a equipe e os fotógrafos voluntários se unem para celebrar os pequenos guerreiros, que lutam bravamente para sobreviver”, relata a supervisora de Enfermagem da Uneo HRC, Raíssa Alves de Sousa.

Neste ano, o tema foi “Um Mergulho na Unidade Neonatal do HRC”. Segundo a supervisora, a ação é um convite para se aprofundar no universo da prematuridade, conhecer os desafios, as lutas, as incertezas diante da nova vida e as vitórias dessas famílias.

Paloma Gonçalves é mãe do pequeno Isac de Jesus, um dos bebês da UTI Neo do HRC, e ficou emocionada durante as fotos com o filho. “Esses registros ficarão guardados para sempre. Toda vez que olharmos, vamos lembrar do que passamos e ver que deu tudo certo no final”, diz. “Aproveito para agradecer todo o cuidado da equipe do hospital com os bebezinhos prematuros e o carinho que eles têm, inclusive, com as famílias”, completa.

Psicóloga da Uneo do HRC, Denise Percílio destaca a importância do acolhimento à “família prematura”, que nasce junto ao bebê. “Nós, da equipe, precisamos entender esse bebê e a sua família. Estar na neonatologia não é algo mecânico”.

“Esses registros ficarão guardados para sempre”, diz emocionada Paloma Gonçalves, mãe do pequeno Isac de Jesus, um dos bebês da UTI Neonatal do Hospital Regional de Ceilândia | Foto: Divulgação/Alessandra Moraes Oliveira Nardes, Marcos Bontempo dos Santos e Ricardo Khalil Lamia

Novembro Roxo

Em 2023, a campanha global do Novembro Roxo traz o lema “Pequenas ações, grande impacto: contato pele a pele imediato para todos os bebês, em todos os lugares”. A cor roxa simboliza a sensibilidade e individualidade, que são características típicas dos bebês prematuros.

Para celebrar o mês, diversas unidades da rede do DF planejam ações entre as famílias e os bebês. O foco será, entre outros, proporcionar momentos de leveza, descontração e suporte, principalmente às mães que “vivem” nos hospitais. Além dos ensaios fotográficos, terão atividades como bingo, artesanato, cinema, rodas de conversas e música.

Segue abaixo a programação:

?Hospital Regional de Sobradinho (HRS)

08/11 – 16h – Importância do contato pele a pele (somente para os profissionais)
09/11 – 14h – Bingo com as mães
14/11 – 15h – Oficina de artesanato
17/11 – 15h – Sessão solene com a direção, servidores e mães
24/11 – 9h30 – Conversa de mãe para mãe?

Hospital da Região Leste (HRL)

08/11 – Projeto Música nas Incubadoras
21/11 – 10h – Café da manhã com painel sobre o Novembro Roxo, o papel da equipe multidisciplinar e relatos de mães de prematuros?

Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib)

14/11 – 8h – Sessão de cinema, rodas de conversa e distribuição de kits na Ucin Canguru
16/11 – Ensaio fotográfico para mães e bebês prematuros

Hospital Regional de Ceilândia (HRC)

17/11 – 8h – Café da manhã em homenagem às famílias de prematuros

?Hospital Regional de Santa Maria (HRSM)

17/11:
8h30 – Abertura
9h – Parto prematuro, causas e como prevenir
9h40 – Intervalo
10h – Medidas neuroprotetoras, ambiência
10h40 – Manuseio Mínimo
11h20 – Medicamentos mais usados na prematuridade
12h a 13h30 – Almoço
13h40 – Aspectos do desenvolvimento motor e respiratório
14h20 – Pele a pele e a promoção do aleitamento materno
15h – Atuação fonoaudiológica em prematuros
15h40 – Cuidados paliativos neonatais
16h20 – Quando o bebe chega antes: aspectos psicológicos da prematuridade

*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)