08/11/2023 às 19:53

Semana do Pimentão tem recolhimento de embalagens de agrotóxicos

Produtores do Núcleo Rural Taquara entregaram os recipientes para descarte adequado

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Nesta quarta-feira (8), durante a 23ª Semana do Pimentão,  42 produtores do Núcleo Rural Taquara se reuniram no escritório local da Emater para devolver 4.933 embalagens vazias de agrotóxicos. A ação é uma iniciativa da Emater em parceria com a Secretaria de Agricultura do DF (Seagri).

Quase 5 mil embalagens vazias serão encaminhadas a uma empresa de reciclagem | Foto: Divulgação/Emater

“Ao longo do ano, nós orientamos sobre as boas práticas agropecuárias, sobre a importância de utilizar esses insumos apenas com o receituário agronômico, sobre o uso de equipamento de proteção individual e sobre a forma correta de lavagem e armazenagem dessas embalagens até que se faça a devolução”, explica o extensionista Carlos Banci, da Emater. A campanha faz parte do trabalho educativo da empresa junto aos produtores.

“É importante fazer essa devolução e não armazenar essas embalagens por muito tempo na propriedade, e essa campanha ajuda muito”, conta o agricultor Alcino Antônio da Silva, que sempre participa da campanha de devolução.

Descarte

A coleta segue uma determinação de lei federal, em que os agricultores devem devolver todas as embalagens de agrotóxicos, furadas e com a tríplice lavagem, em um prazo máximo de um ano.  O destino desse material é uma empresa de reciclagem, que o transforma em novas embalagens de agrotóxico ou produtos do gênero.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O descarte inadequado das embalagens pode causar sérios danos à saúde e ao meio ambiente. Os problemas vão desde a contaminação do solo até a emissão de dióxido de carbono – que, em grande quantidade, contribui com o efeito estufa e, por consequência, promove o aquecimento global.

Semana do Pimentão

A Semana do Pimentão, com várias atrações referentes a esse legume | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Para fortalecer a produção local de pimentão, a Emater, em parceria com a Cooperativa Agrícola da Região de Planaltina (Cootaquara), a Secretaria de Turismo do DF (Setur) e o Instituto Qualificação promovem, até o domingo (12), a 23ª Semana do Pimentão do Núcleo Rural da Taquara.

Neste ano, entre as atividades técnicas, a programação inclui a produção de outras culturas, com objetivo de mostrar possibilidades de cultivo que podem agregar na produção e gerar renda aos produtores. Entre outras atrações, há a apresentação da Rota da Fruticultura e do panorama econômico da fruticultura no DF, com explanações sobre desafios e oportunidades no manejo para altos rendimentos na safra de grãos, gripe aviária, além de concurso de receitas, atividades sociais e culturais e a tradicional cavalgada de encerramento.

*Com informações da Emater