08/11/2023 às 19:49, atualizado em 09/11/2023 às 09:05

Servidores recebem capacitação em Gestão de Riscos e Integridade

Curso é oferecido pela Escola de Governo do DF e também na modalidade ‘in company’, que é quando o órgão interessado solicita o curso para os seus servidores e as aulas são ofertadas nas dependências da instituição

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) finalizou, nesta quarta-feira (8), a última turma de 2023 do curso de Gestão de Riscos e Programas de Integridade, na Escola de Governo do Distrito Federal (Egov-DF). Com 54 servidores, a turma reuniu representantes de diversos órgão do Governo do Distrito Federal durante os três dias da oficina. O curso está no calendário regular da Egov, mas também possui a versão in company, que é quando o órgão interessado solicita a capacitação para os seus servidores e as aulas são ofertadas nas dependências do órgão.

O treinamento apresenta aos servidores a metodologia e as formas de aplicação da gestão de riscos como ferramenta de governança e incentiva momentos de prática entre os participantes. Para a representante da Administração de Arniqueira, Magda Moreira, a busca por capacitações que melhorassem a sua atuação na área foi o que a motivou para se inscrever no curso. “Estando lotada na Ouvidoria de Arniqueira, eu compreendo a importância da gestão de riscos e pretendo disseminar esse pensamento dentro da minha unidade e, se possível, levar para a alta gestão”, pontuou Magda.

O treinamento apresenta aos servidores a metodologia e as formas de aplicação da gestão de riscos como ferramenta de governança e incentiva momentos de prática entre os participantes | Foto: Divulgação/CGDF

O coordenador de Auditoria de Riscos e Integridade da CGDF, Robson Lopes, explicou que o público que procura o curso vem das secretarias maiores e também das administrações regionais. “Temos visto que em todos os anos as secretarias de Saúde, Educação e Obras sempre têm representantes nas turmas. Eu vejo que os órgãos do DF estão empenhados em capacitar seus servidores, principalmente para se antecipar e entender como aplicar a gestão de riscos no processo de licitações e contratos em conformidade com a nova lei de licitações”, explicou Robson.

“Prever possíveis problemas, saber como tratá-los e, principalmente, saber como se antecipar e evitar que aconteçam”, esta é a resposta do gerente de atendimento ao público da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do DF, Marcos Vinícius Tomé Arruda, quando questionado sobre o que motivou a participação no curso. O gerente de atendimento acredita ainda nas melhorias que podem ser geradas com o que foi aprendido na capacitação. “Por ser muito prático, eu já consigo sair daqui traçando um mapa de ações e posso apresentar para a minha diretoria”, completou Marcos Vinícius.

O diretor de Consultoria em Integridade e Riscos da CGDF, Luís Paulo Carvalho, adiantou o desejo de reformulação do curso aumentando a carga horária, acrescentando novos materiais e incluindo as capacitações do Sistema de Gestão de Auditoria do Distrito Federal (Saeweb). “Sempre no fim do ano é realizada uma avaliação do curso e uma possível atualização. A Gestão de Riscos no Distrito Federal está caminhando para uma fase mais avançada que vai exigir um servidor capacitado”, pontuou.

Os órgãos podem também demonstrar interesse por meio de ofício encaminhado à Controladoria-Geral do DF ou pelo e-mail gestaoderiscos@cg.df.gov.br.?

*Com informações da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF)