13/11/2023 às 08:59

Semana do Pimentão leva informações sobre Rota da Fruticultura

Sessenta produtores rurais participaram de atividades sobre o panorama econômico de frutas no DF durante o seminário, que, atualmente, apresenta temas diversos

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

Durante a 23ª Semana do Pimentão da Taquara, encerrada neste domingo (12), cerca de 60 produtores rurais tiveram acesso a informações sobre a Rota da Fruticultura e os dados econômicos sobre a produção de frutas do Distrito Federal em palestras técnicas organizadas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF). O Núcleo Rural da Taquara já não é mais a maior região produtora de pimentão do DF. No entanto, a Semana do Pimentão tornou-se um evento tradicional entre os produtores rurais por promover a integração e troca de conhecimentos gerais.

O objetivo das palestras foi atrair produtores rurais para ingressarem no programa Rota da Fruticultura do DF e Entorno, que tem o foco no cultivo de açaí e mirtilo, e incentivar o cultivo de tangerina ponkan, goiaba, maracujá, abacate, limão e banana-prata, uma vez que a produção local não supre a alta demanda do mercado consumidor do Distrito Federal.

O coordenador de Fruticultura da Emater, Felipe Camargo, explicou que o programa é uma ação do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional em parceria com diversos órgãos e entidades que visa estabelecer estratégias para implantar o cultivo de mirtilo e açaí, fomentar e incentivar novos agricultores na produção dessas frutas no DF e Entorno.

“A Emater é parceira do projeto e considera ótimas oportunidades para o produtor rural que deseja realmente investir em culturas que possuem alto valor agregado, mercado e rentabilidade. Os dois cultivos possuem investimentos, características e manejos muito peculiares. Por isso, estaremos empenhados em prestar a melhor assistência técnica possível aos produtores participantes do projeto, para que o DF seja realmente uma referência nacional na produção desses frutos”, observou Felipe Camargo.

O coordenador de Fruticultura da Emater-DF, Felipe Camargo, proferiu a palestra sobre a Rota da Fruticultura | Fotos: Ana Nascimento/Emater-DF

O gerente de Comercialização da Emater, Blaiton Carvalho, mostrou o panorama econômico da produção de tangerina ponkan, goiaba, abacate, maracujá e banana-prata, segundo dados de comercialização no Distrito Federal, que é uma região bastante consumidora e importadora dessas e outras frutas.

“O Programa de Alimentação Escolar está destinando valores elevados para a agricultura familiar, como o Pnae, que está investindo R$ 27 milhões este ano para a compra de frutas e hortaliças do cultivo orgânico e convencional para a merenda escolar do DF. Temos ainda o PAA [Programa de Aquisição de Alimentos] e o Papa-DF [Programa de Aquisição da Produção da Agricultura], que fomentam a agricultura local. Para além disso, o Distrito Federal é um forte centro consumidor de frutas e estamos apresentando reflexões para aqueles que desejam diversificar o plantio e entrar na fruticultura. Por exemplo, nós importamos 95% da banana-prata consumida aqui; esse é o tamanho da oportunidade”, informou Blaiton.

O gerente destacou ainda os desafios e oportunidades do plantio de frutas, que exigem cuidados de manejo para a produção com qualidade. Entre os desafios, estão a qualificação da mão de obra, organização rural e oferta de produtos com alto padrão e custos competitivos. Já as oportunidades estão na boa aceitação pelo consumidor do DF, que é um grande centro consumidor com alto poder aquisitivo.

O gerente de Comercialização da Emater, Blaiton Carvalho, mostrou o panorama econômico da produção de frutas no DF

Também participaram do evento a coordenadora de Operações da Emater, Adriana Nascimento, o supervisor da Regional Oeste, Álvaro Castro, o gerente do escritório local do Pipiripau, Geraldo Magela Gontijo, a superintendente federal de Agricultura do DF, Jane Batista, e o presidente da Cooperativa Agrícola da Região de Planaltina (Cootaquara), Maurício Severino de Rezende.

Taquara

De acordo com o gerente do escritório local da Emater na Taquara, Revan Soares, neste ano a programação da Semana do Pimentão incluiu palestras sobre temas diversos, como nutrição foliar, híbridos adaptados para o Cerrado, cooperativismo, apresentação da Rota da Fruticultura e do panorama econômico da fruticultura no DF, desafios e oportunidades no manejo para altos rendimentos na safra de grãos e gripe aviária.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Avaliando o cenário de produção local, nós da Emater e a Cootaquara decidimos incluir outras culturas no debate e levar ao produtor informações técnicas sobre diversas cadeias da produção agropecuária com o objetivo de promover um encontro com temas mais abrangentes para qualificar e desenvolver outras culturas na região e, assim, gerar emprego, renda e desenvolvimento local”, avaliou Revan Soares.

O presidente da Cootaquara – promotora da Semana do Pimentão -, Maurício Severino de Rezende, afirmou que a maioria dos produtores cooperados ainda trabalha com hortaliças e o cenário da cadeia na região vem apresentando dificuldades há algum tempo, como mão de obra. “Dessa forma, apresentar outras culturas aos nossos produtores, como fruticultura, é uma alternativa muito viável, que pode aproveitar a irrigação instalada para uso nas hortaliças, utiliza menor número de trabalhadores e tem um mercado muito promissor. Os agricultores que entraram na fruticultura estão felizes”, disse Rezende.

Equipe da Emater presente na 23ª Semana do Pimentão da Taquara

*Com informações da Emater-DF