17/11/2023 às 19:20, atualizado em 17/11/2023 às 20:00

Alunos dos COPs disputam Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023

Sete atletas que treinam nos centros esportivos do GDF foram convocados para a seleção de parabadminton. Jogos vão ocorrer até o dia 26 de novembro

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

Sete atletas dos Centros Olímpicos e Paralímpicos do Distrito Federal (COPs) foram convocados para representar a delegação brasileira na modalidade de parabadminton nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, no Chile. A competição terá início nesta sexta-feira (17) e vai até o dia 26 de novembro.

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) convocou 324 atletas de 17 modalidades para representar o país em Santiago 2023. Foram chamados também dez atletas-guia do atletismo, três calheiros da bocha e dois goleiros do futebol de cegos. O Brasil estará presente no atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, futebol PC (Paralisados Cerebrais), futebol de cegos, goalball, judô, halterofilismo, natação, rúgbi em cadeira de rodas, taekwondo, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, tiro com arco e tiro esportivo.

Todos os sete atletas dos COPs convocados para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, no Chile, competirão na modalidade de parabadminton | Foto: Divulgação/SEL-DF

O secretário substituto de Esporte e Lazer do DF, Renato Junqueira, comenta sobre a convocação dos atletas de Brasília para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023. “É uma oportunidade para consolidarmos a excelência do esporte paralímpico brasileiro. A convocação desses atletas reforça a importância do apoio contínuo ao desenvolvimento esportivo em todas as suas formas. Estamos convictos de testemunhar o desempenho de nossos representantes nos Jogos Parapan-Americanos”, destaca.

Na última edição do Parapan, em Lima, no Peru, em 2019, o país entrou para história com recorde de conquistas. A delegação brasileira chegou a inédita marca de 308 medalhas, entre as quais 124 de ouro, 99 de prata e 85 de bronze. Nunca nenhum país alcançou tantas vitórias em uma única edição de Parapan.

Medalhas brasileiras

Até o momento, o Brasil já conquistou 1.334 medalhas na história dos Jogos Parapan-Americanos (Cidade do México 1999, Mar Del Plata 2003, Rio 2007, Guadalajara 2011, Toronto 2015 e Lima 2019), período em que a competição ganhou a chancela do Comitê Paralímpico Internacional (IPC). Na capital chilena, o país pode chegar à marca das 1.500 medalhas. A melhor campanha brasileira foi em Lima, com 308 medalhas, sendo 124 de ouro, 99 de prata e 85 de bronze. O segundo melhor desempenho aconteceu em Toronto 2015, quando o país somou 257 pódios no total – 109 ouros, 74 pratas e 74 bronzes.

Nas quatro últimas edições, Lima 2019, Toronto 2015, Guadalajara 2011 e Rio 2007, o Brasil terminou o Parapan na primeira posição do quadro de medalhas.

Do Brasil a Santiago

Aline é atleta do Iate Clube e seu dia a dia inclui treinos técnicos e físicos no Centro Olímpico de Brazlândia e no Cid Paralímpico | Foto: Arquivo Pessoal

Aline de Oliveira Cabral, residente em Ceilândia, foi convocada para representar o Brasil no Parapan de Santiago 2023 na modalidade parabadminton. Aos 38 anos, a atleta possui uma sólida trajetória no esporte adaptado.

Aline conquistou reconhecimento internacional ao alcançar o 3° lugar na categoria simples feminina WH2 no Sul Americano de Parabadminton do Peru 2022, assim como na categoria simples feminina WH2 no Internacional do Peru em Lima e no Pan-Americano da Colômbia.

Iniciando sua carreira no tênis, a atleta realizou a transição para o parabadminton em 2018. Desde então, demonstrando dedicação e paixão, superou desafios e conquistou a notável posição de segunda colocada no Brasil e 17ª no ranking mundial.

“Ser convocada para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023 representa a realização de um sonho. A coragem de começar do zero em uma nova modalidade fez toda a diferença”, destaca Aline.

“O sonho de qualquer atleta de alto rendimento é representar o seu país, e espero poder contribuir com o quadro de medalhas”, acrescenta a atleta, que já conquistou medalhas de ouro e prata em competições nacionais.

Atualmente, Aline é atleta do Iate Clube e seu dia a dia inclui treinos técnicos e físicos no Centro Olímpico de Brazlândia e o Cid Paralímpico.

Prosseguindo em sua carreira, Aline recentemente conquistou o vice-campeonato no Campeonato Brasileiro 2023 em São Paulo, solidificando sua posição de destaque no cenário esportivo adaptado. Sua meta é ascender ao topo do ranking nacional e figurar entre as dez melhores do mundo.

Os atletas convocados para o Parapan do Chile dos COPs são:

? COP Recanto das Emas: Juscileia de Carvalho Silva
? COP Samambaia: Daniele Souza
? COP Brazlândia: Marcelo Alves Conceição e Aline de Oliveira Cabral
? COP Estrutural: Bruno de Paula Gonçalves (treinador), Júlio Cesar Godoy (atleta) e Natalia Borges Xavier (atleta)

Todos os sete atletas competirão na modalidade de parabadminton.

*Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer