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17/11/2023 às 19:04, atualizado em 21/11/2023 às 16:01
Homenagens refletiram o reconhecimento do trabalho dos ouvidores distritais
A Ouvidoria-Geral do Distrito Federal (OGDF), unidade da Controladoria-Geral do DF (CGDF), reconheceu nesta sexta-feira (17) iniciativas de ouvidorias dos órgãos do GDF com a 8ª edição do Concurso de Melhores Práticas em Ouvidoria Pública, entregue durante a Jornada SIGO-DF: Resultados 2023, no auditório do Corpo de Bombeiros Militar do DF. Na categoria Governança e Serviços, foi premiado o projeto Ouvidoria Mais Perto de Você, da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF). Já na categoria Comunicação Interna e Externa, a escolhida foi a campanha Elogiar Faz Bem, da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs).
[Olho texto=”“Percebemos que a nossa rede está engajada buscando as melhores práticas para entregar para a população aquilo que há de melhor em inovação, em termos de ouvidoria”” assinatura=”Daniel Lima, controlador-geral do Distrito Federal” esquerda_direita_centro=”direita”]
“Esse encontro é importante porque percebemos o quanto está unida a rede de ouvidorias do Distrito Federal. Percebemos que a nossa rede está engajada buscando as melhores práticas para entregar para a população aquilo que há de melhor em inovação, em termos de ouvidoria”, destaca o controlador-geral do DF, Daniel Lima.
A Ouvidoria-Geral apresentou os resultados obtidos em 2023, apontando conquistas como a diminuição do tempo dos registros e o crescimento considerável de cadastros, especialmente de pessoas físicas e de pessoas com deficiência. Foram 1.800 novas pessoas com deficiência cadastradas, após um ano de implantação do atendimento específico para elas. Foram cadastrados e atendidos 238 cegos, 157 surdos e 871 pessoas com mobilidade reduzida.
No Participa DF, são mais de 1.300 assuntos que podem ser acessados pelo público para fazer uma reclamação, uma solicitação ou um elogio, por exemplo, conduta de motorista de ônibus, dados pessoais (LGPD) e agendamento de consultas e cirurgias. A qualidade das respostas teve uma melhora substancial e a Ouvidoria-Geral passou a executar um programa de formação continuada para servidores das ouvidorias do GDF, com foco na evolução da aprendizagem.
[Olho texto=”“A celebração das entregas dos resultados da Rede de Ouvidorias do GDF é para a sociedade. Destacamos o que alcançamos, o que transformamos, porque acreditamos que a nossa missão, como servidor público, é escolher, acreditar e transformar vidas”” assinatura=”Cecília Fonseca, ouvidora-geral do DF” esquerda_direita_centro=”direita”]
“A celebração das entregas dos resultados da Rede de Ouvidorias do GDF é para a sociedade. Destacamos o que alcançamos, o que transformamos, porque acreditamos que a nossa missão, como servidor público, é escolher, acreditar e transformar vidas”, ressalta a ouvidora-geral do DF, Cecília Fonseca. “A Jornada Sigo tem um significado especial. A gente celebra e reconhece as iniciativas, as melhores práticas em ouvidoria pública. A cada ano percebemos a maturidade, a evolução e a qualidade da entrega dos projetos que nossas ouvidorias desenvolvem”.
Melhores práticas
Durante a Jornada Sigo-DF, foram premiadas as ouvidorias que participaram do 8º Concurso Melhores Práticas em Ouvidoria Pública. Na categoria Ouvidoria na Governança de Serviços foram premiados os programas Acompanhamento dos Processos de Comercialização, da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap); Ouvidoria Ativa, da Procuradora-Geral do Distrito Federal (PGDF); Transformando Futuros: Cartão Material Escolar – CME, da Secretaria de Educação (SEE-DF); Hidrômetro de Ouro, da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb); e Ouvidoria mais perto de você, da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF).
[Olho texto=”“A premiação da Sejus demostra todo comprometimento dos servidores em desenvolver ações para melhorar ainda mais os serviços e atendimentos ao cidadão”” assinatura=”Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania” esquerda_direita_centro=”direita”]
Pelo quinto ano consecutivo a ouvidoria da Sejus-DF foi premiada por boas iniciativas desenvolvidas no setor. “A premiação da Sejus demostra todo comprometimento dos servidores em desenvolver ações para melhorar ainda mais os serviços e atendimentos ao cidadão”, destaca a secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani.
O Ouvidoria Mais Perto de Você auxilia os conselheiros tutelares em suas diversas funções, que incluem atuação nas denúncias de violência contra criança e adolescentes, sendo acionados, além de outros canais, pelo Sistema de Ouvidoria do Distrito Federal- Participa/DF. Diante do número de manifestações registradas no Sistema Participa/DF e do prazo de resposta, foi idealizada inciativa para construir um relacionamento com os conselheiros tutelares, auxiliá-los no desempenho de suas funções e sensibilizá-los da importância dos serviços de ouvidoria para a denúncia dos casos de violência contra criança ou adolescente.
As ações foram desenvolvidas no formato de palestras, reuniões e workshop ao longo do ano com objetivo de melhoria da qualidade e a diminuição do prazo de respostas.
Para a ouvidora da Secretaria de Educação, Evelyne da Cunha, o prêmio é “a culminância de um trabalho conjunto de esforço para melhoria da vida do cidadão e é muito importante para nós da Secretaria de Educação que temos como objetivo trabalhar em prol da vida do cidadão. É uma alegria muito grande receber esse prêmio”.
Comunicação
Os premiados na categoria comunicação interna e externa da ouvidoria foram os programas Conscientização corporativa sobre Ouvidoria, da Polícia Militar do DF (PMDF); Transformando Reconhecimento em Excelência, do Instituto de Previdência dos Servidores do DF (Iprev); e #elogiarfazbem, da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs).
A campanha #elogiarfazbem foi criada pela Fepecs em agosto deste ano para incentivar a cultura do elogio organizacional. O slogan “Elogiar Faz Bem” foi criado pela Assessoria de Comunicação (Ascom) da Fepecs, com o intuito de estimular uma mudança na cultura organizacional, tendo em vista que os números de reclamações na ouvidoria eram muito maiores que os elogios. Após o início da campanha, houve o registro formal de 55 elogios, o que representa um aumento de aproximadamente 2.000% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em todo ano de 2022, foram registrados apenas nove elogios aos serviços prestados pela Fepecs ou aos servidores lotados na instituição.
Além de aumentar os números institucionais, a campanha tem como objetivo maior o reconhecimento do trabalho da fundação, que é mantenedora de três escolas que ofertam cursos técnicos, de graduação, pós-graduação e aperfeiçoamento para profissionais de saúde, de maneira gratuita: a Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb), a Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) e a Escola de Aperfeiçoamento do SUS (Eapsus).
Outro aspecto abordado pela campanha é o reconhecimento do trabalho feito pelo próprio servidor. Como a Fepecs ainda não tem um quadro próprio de pessoal, todos que estão lotados na fundação são servidores que acreditam no trabalho realizado e na missão institucional, ou seja, pessoas comprometidas com a razão de ser e com a visão de futuro que a Fepecs almeja, o que por si só já representa um ato elogioso.
[Olho texto=”“A importância desse prêmio se deve principalmente para que as pessoas deixem de ver a ouvidoria apenas como um canal para reclamar, e passem a utilizá-lo também para reconhecer e elogiar”” assinatura=”Adriana de Matos Souza, chefe da ouvidoria da Fepecs” esquerda_direita_centro=”direita”]
A chefe da ouvidoria da Fepecs, Adriana de Matos Souza ressalta que “a importância desse prêmio se deve principalmente para que as pessoas deixem de ver a ouvidoria apenas como um canal para reclamar, e passem a utilizá-lo também para reconhecer e elogiar”.
A identidade visual da campanha foi desenvolvida pela Coordenação de Tecnologia (CTI), que aliou as cores do GDF à leveza da mensagem sobre elogiar. A pergunta “Você já elogiou alguém hoje?” é uma provocação para que as pessoas parem e pensem no que estão vendo ao seu redor, como enxergam as pessoas que convivem e trabalham com elas.
Adriana afirma que esse reconhecimento é “uma motivação para continuar trabalhando, entregando o melhor e fortalecendo a instituição”.
A campanha é o próprio exemplo de trabalho em equipe, pois três setores da Fepecs (ouvidoria, ascom e CTI) se uniram para mudar a cultura local e instituir uma mensagem de valorização. Um exemplo disso é o recebimento de elogios direcionados à equipe de conservação e limpeza da Fepecs. Ao serem chamados pela Ouvidoria para comunicação do elogio, os colaboradores relataram grande satisfação ao terem seu trabalho reconhecido, visto que muitos deles se sentiam invisíveis.
Inclusão
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]
Ouvidoria Acessível e Inclusiva foi a categoria que premiou os programas Desenhando o amor, da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape); Projeto Voz Universal: Inclusão através da Ouvidoria, da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL); Biblioteca – Ambiente agradável, lugar de aprendizagem!, da Administração Regional de Santa Maria.
A ouvidora da Seape, Rívia Coimbra, ressaltou que “o objetivo era reforçar a relação de confiança com os usuários que atendem. “Com o projeto sentimos um aumento da confiança dos visitantes na ouvidoria. Unir a ressocialização com esse aumento foi um casamento perfeito”.
Os canais da Ouvidoria para atendimento ao cidadão são o Participa DF (www.participa.df.gov.br), que pode ser acessado pela internet, a qualquer hora; o telefone 162, com ligação gratuita de fixo ou celular, de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h e, das 8h às 18h, nos fins de semana, ou ainda o contato presencial, em uma das ouvidorias do GDF. Consulte aqui a lista de endereços.
*Com informações da Controladoria-Geral do DF, da Sejus e da Fepecs