18/11/2023 às 17:02

Hemocentro homenageia voluntários com Semana Nacional do Doador de Sangue

Neste ano, a campanha traz como tema “Todo doador de sangue é um herói”. Ao longo da semana, os doadores que comparecerem ao Hemocentro contarão com diversas surpresas e apresentações musicais

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

Com o objetivo de recuperar os estoques de sangue e homenagear os doadores de sangue voluntários, a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) promove, entre os dias 20 e 25 de novembro, a Semana Nacional do Doador de Sangue. A data foi instituída pelo Ministério da Saúde que celebra, no dia 25 de novembro, o Dia Nacional do Doador de Sangue.

Neste ano, a campanha do Hemocentro de Brasília traz como tema “Todo doador de sangue é um herói”. Ao longo de toda a semana, os doadores que comparecerem ao Hemocentro contarão com diversas surpresas e apresentações musicais.

Atualmente, o Hemocentro de Brasília está com estoque crítico para os tipos O positivo, O negativo e B negativo. Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Segundo o presidente da FHB, Osnei Okumoto, a data é um momento para lembrar a importância de cada pessoa envolvida na causa da doação de sangue. “Recentemente, fizemos uma campanha devido à baixa no nosso estoque e recebemos muitos doadores dispostos a ajudar. Podemos ver como as pessoas são solidárias nesses momentos. Muito obrigado a todos os nossos doadores, multiplicadores e servidores”, explica.

No próximo dia 28 de novembro, doadores, multiplicadores e servidores do Hemocentro participarão de uma sessão solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue, às 19h.

[Olho texto=”Em 2022, foram realizadas 83.819 transfusões de hemocomponentes produzidos e distribuídos pela FHB” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Além da homenagem aos doadores, a Semana Nacional busca garantir o estoque no período do Natal e do ano novo, quando historicamente a demanda aumenta e o número de doadores diminui. Atualmente, o Hemocentro de Brasília está com estoque crítico para os tipos O positivo, O negativo e B negativo. Os grupos A positivo, A negativo e AB negativo estão em nível baixo, enquanto o tipo B positivo está regular. Apenas o grupo AB positivo se encontra em níveis adequados.

O Hemocentro é responsável por abastecer toda a rede de saúde pública do Distrito Federal, além de hospitais conveniados, como o Hospital da Criança e o Hospital das Forças Armadas. Em 2022, foram realizadas 83.819 transfusões de hemocomponentes produzidos e distribuídos pela FHB.

Doe sangue

O agendamento da doação de sangue pode ser feito pelo site agenda.df.gov.br ou pelo telefone 160, opção 2. Há ainda a possibilidade de encaixe, de acordo com a disponibilidade de vagas ociosas no dia. O Hemocentro de Brasília está localizado no Setor Médico Hospitalar Norte (início da W3 Norte), próximo ao Hran e à Fepecs, e atende de segunda a sábado, das 7h15 às 18h.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente, a recomendação é consultar o site do Hemocentro para saber se está apto a doar sangue.

*Com informações da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB)