19/11/2023 às 12:15, atualizado em 19/11/2023 às 12:23

Cerimônia de Troca da Bandeira celebra o aniversário do símbolo nacional

Dezenas de pessoas, entre brasilienses e turistas, assistiram à solenidade na Praça dos Três Poderes na manhã deste domingo

Por Josiane Borges, da Agência Brasília | Edição: Igor Silveira

Quem passou pela Praça dos Três Poderes na manhã deste domingo (19) pôde acompanhar a penúltima cerimônia de Troca da Bandeira do ano. A solenidade, conhecida como “Bandeirão”, ocorre sempre no primeiro domingo de cada mês. Neste mês de novembro, a data foi alterada em função da comemoração do Dia da Bandeira, comemorada hoje.

A Troca da Bandeira é uma das maiores expressões do turismo cívico do país e ocorre no primeiro domingo de cada mês, como estabelece a Constituição Federal | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

A moradora de Samambaia, Luzia Uchoa, acompanhada de familiares turistas do Ceará, assistia atentamente à troca. “Sempre tive curiosidade sobre o evento e, como estou recebendo a visita da minha irmã e do meu sobrinho, trouxe-os para assistir também. É uma cerimônia gloriosa, que representa um respeito pela nossa nação e pela bandeira, que, por sinal, acho a mais bonita do mundo”, disse.

Já a administradora Leila Jardim acompanhava a filha estudante do Colégio Militar de Brasília, que participava pela primeira vez da troca. “Ela queria muito vir, e me emocionei, pois é uma cerimônia encantadora e muito representativa. A bandeira é do povo e um símbolo apaixonante”, declarou.

Neste mês de novembro, a data foi alterada em função da comemoração do Dia da Bandeira, comemorada hoje

A Troca da Bandeira é uma das maiores expressões do turismo cívico do país e ocorre no primeiro domingo de cada mês, como estabelece a Constituição Federal. A cada edição, a responsabilidade é dividida entre as Forças Armadas e o Governo do Distrito Federal. Desta vez, a honraria ficou por conta da Polícia Militar do DF (PMDF), que realizou o tradicional desfile cívico-militar, com execução do Hino Nacional, salva de tiros e concerto musical. Aproximadamente 100 militares participaram do ritual.

O público também pôde conferir a exposição de veículos da corporação e equipamentos militares. “É um evento muito importante para o civismo, os símbolos nacionais. Hoje foi icônico, por ser o Dia da Bandeira. Trouxemos as viaturas, três pelotões, a banda de música, os estudantes do Colégio Militar, além dos representantes dos nossos projetos sociais. É um evento para a família, e a PMDF fica muito feliz em organizá-lo”, destacou a tenente-coronel da PMDF Letícia Barreto, uma das organizadoras da solenidade.

19/11/2023 - Cerimônia de Troca da Bandeira celebra o aniversário do símbolo nacional