21/11/2023 às 16:55

Disputa por uma vaga na final do Sabor de Escola começa nesta quarta

Oito merendeiros serão selecionados entre os 28 semifinalistas escolhidos na etapa regional

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

Nestas quarta (22) e quinta-feiras (23), o Clube Cota Mil será palco das semifinais do concurso que vai selecionar a melhor receita da alimentação escolar do Distrito Federal. É a penúltima etapa do Sabor de Escola, competição que une alunos, merendeiras, merendeiros e toda a comunidade escolar em torno de uma paixão compartilhada pela boa comida e pela valorização dos profissionais que preparam as refeições diárias nas escolas.

A escolha dos oito finalistas será feita entre os 28 semifinalistas escolhidos em 14 coordenações regionais de ensino (CREs). A semifinal, ou etapa lote, como é oficialmente chamada, será uma competição que promete momentos de tensão e sabores inesquecíveis.

As 14 CREs do DF foram divididas em quatro lotes que competem nos períodos matutino ou vespertino em cada dia.

Cronograma da competição

? 1º lote: 22/11 – 9h30 ? Ceilândia, Brazlândia e Taguatinga
? 2º lote: 22/11 – 14h30 ? Gama, Recanto das Emas, Samambaia e Santa Maria
? 3º lote: 23/11 – 9h30 ? Guará, Núcleo Bandeirante, Plano Piloto e Sobradinho
? 4º lote: 23/11 – 14h30 ? Paranoá, Planaltina e São Sebastião

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

As escolas participantes enviaram os melhores representantes culinários para a fase decisiva. A escolha foi realizada durante a etapa regional, que selecionou dois profissionais de cada regional de ensino. O prêmio em jogo, para o primeiro lugar, é nada menos que R$ 9 mil, incentivando os competidores a apresentarem pratos que encantem tanto os jurados quanto o paladar do público, entre ele os estudantes.

Os jurados receberão a missão de escolher apenas duas melhores receitas de cada turno. Os merendeiros que executarem os melhores pratos, que devem contar com os ingredientes e produtos exclusivamente presentes no Programa de Alimentação Escolar do Distrito Federal (PAE-DF), ganham a vaga na fase final. A utilização nas receitas de alimentos considerados frutos do Cerrado garante uma maior pontuação. O intuito é apresentar aos estudantes alimentos nativos cultivados na região.

*Com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal