22/11/2023 às 19:56

Quatro merendeiras são classificadas para a grande final do Sabor de Escola

As primeiras finalistas foram selecionadas no primeiro dia da semifinal do concurso, nesta quarta-feira (22)

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

Sabor de Escola com gostinho de semifinal. Começou nesta quarta-feira (22), mais uma etapa da competição que vai eleger a melhor receita da alimentação escolar do DF. As competições da etapa semifinal são realizadas até esta quinta-feira (23), no Clube Cota Mil, do Lago Sul. Entre os 28 semifinalistas selecionados na etapa Regional, apenas oito seguem para a fase final do concurso, que ocorre em dezembro.

Pela manhã, seis competidores entraram na disputa, mas apenas dois deles garantiram as primeiras vagas na final. A merendeira Rosana Leite Pacheco, 48 anos, de Taguatinga, apostou no escondidinho, uma receita simples feita com carne suína e queijo. Já a cozinheira Angélica Alves Rabelo, 32 anos, de Brazlândia, confiou na receita doce e preparou um mousse de maracujá com geleia de morango. As duas receitas impressionaram pela simplicidade e sabor.

As merendeiras Angélica Alves e Rosana Pacheco se classificaram com mousse de maracujá e escondidinho, respectivamente | Fotos: Jotta Casttro/SEE-DF

“Eu me sinto muito privilegiada por conquistar essa fase tão importante do concurso. E levar o morango para a final está sendo demais, afinal é a nossa fruta principal em Brazlândia, então estou muito feliz”, conta Angélica Alves, que trabalha há cinco anos na Escola Classe (EC) Almécegas, em Brazlândia.

Muita animação durante toda a competição, pois cada merendeira teve o direito a torcida organizada. A caravana foi formada por estudantes de Ceilândia, Taguatinga, Brazlândia e Planaltina, com destaque aos alunos da EC 19 de Taguatinga, Centro de Educação Infantil (CEI) 01 de Ceilândia, Centro Educacional (CED) 04 e EC Almécegas. A turma do terceiro ano do ensino fundamental da EC Monjolo, de Planaltina, preparou um apresentação temática sobre o Cerrado brasileiro e fez todo mundo dançar. Confira aqui.

Segundo período de competição

As semifinalistas Ivanilda Geralda de Jesus e Mayara Ferreira apresentaram feijoada e bobó de frango com arroz, respectivamente

A tarde de competição trouxe ainda mais sabor e emoção à semifinal do Sabor de Escola, com a participação de mais sete talentosas merendeiras. Entre elas, destacaram-se mais duas que conquistaram seus lugares na final do concurso.

A primeira a garantir seu espaço na final foi a merendeira Mayara Ferreira, que representou o Recanto das Emas. Ela apresentou aos jurados o prato bobó de frango com arroz. Em seguida, a cozinheira Ivanilda Geralda de Jesus, da Escola Classe 501 de Samambaia, encantou os jurados com a sua feijoada escolar. Ambas as receitas foram elogiadas pela combinação de sabores, técnicas culinárias e facilidade de aplicação na merenda escolar.

“Estou muito honrada por estar na final e representar a culinária das escolas do Distrito Federal com o sabor do Cerrado”, compartilhou Ivanilda, emocionada com a conquista.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Para compor a mesa de jurados, o concurso Sabor de Escola contou com a presença da secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, que ressaltou a importância de reconhecer o trabalho das merendeiras. “Elas são verdadeiras artistas e o Sabor de Escola valoriza as habilidades de nossas merendeiras e o papel delas na merenda escolar, com o objetivo de proporcionar uma educação alimentar de qualidade para nossos estudantes”, afirmou Hélvia Paranaguá.

O secretário executivo Isaías Aparecido, que também prestigiou o evento, destacou a relevância do concurso para enaltecer a diversidade de sabores e o compromisso das escolas do DF com a alimentação adequada saudável e saborosa.

Nesta fase do Sabor de Escola os merendeiros semifinalistas das 14 Coordenações Regionais de Ensino (CREs) do DF foram divididos em quatro lotes que competem durante os dois dias pela manhã e à tarde. Cada lote é composto da seguinte forma:

? 1º lote: 22/11 – às 9h30 ? Ceilândia, Brazlândia e Taguatinga
? 2º lote: 22/11 – 14h30 ? Gama, Recanto das Emas, Samambaia e Santa Maria
? 3º lote: 23/11 – 9h30 ? Guará, Núcleo Bandeirante, Plano Piloto e Sobradinho
? 4º lote: 23/11 – 14h30 ? Paranoá, Planaltina e São Sebastião

*Com inf0rmações da Secretaria de Educação do Distrito Federal