24/11/2023 às 09:40

Agenda cultural do fim de semana tem mostra inédita de cinema

Programação também conta com diversas atrações para os amantes das artes visuais, música, dança, além de oficinas

Por Victor Fuzeira, da Agência Brasília | Edição: Débora Cronemberger

O Distrito Federal conta com uma agenda cultural recheada para este final de semana. A programação está repleta de atrações para os amantes das artes visuais, música, dança e cinema, além de uma variedade de oficinas. Há alternativas para todas as faixas etárias e em diferentes pontos da capital federal.

Cine Brasília recebe a mostra ‘A Cinemateca É Brasileira’, com exibição de filmes até 5 de dezembro | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Confira abaixo atrações com incentivo do Governo do Distrito Federal (GDF), que, além de dar apoio financeiro, cede equipamentos públicos para a realização de eventos.

Cinema

Cinema mais tradicional de Brasília, o Cine Brasília apresenta durante todo o final de semana a mostra A Cinemateca É Brasileira. O projeto busca compartilhar uma parte significativa da rica produção audiovisual e apresentar uma seleção de títulos fundamentais para a história do cinema no Brasil. É a primeira vez que a Cinemateca Brasileira realiza uma mostra de seu acervo na capital federal.

As exibições seguem até 5 de dezembro com 16 filmes em cartaz, entre os quais estão São Paulo, A Sinfonia da Metrópole (1929), de Rodolfo Lustig e Adalberto Kemeny; Limite (1931), de Mário Peixoto; Carnaval Atlântida (1952), de José Carlos Burle; Jeca Tatu (1959), de Milton Amaral, e O Cangaceiro (1953), de Lima Barreto.

Outro destaque é a exibição do longa Cinco Vezes Favela (1962), dos diretores Marcos Farias, Carlos Diegues, Miguel Borges, Joaquim Pedro de Andrade e Leon Hirszman, e Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), de Glauber Rocha. Os outros filmes disponíveis podem ser conferidos nas redes sociais e no site do Cine Brasília.

Música e dança

Nathália Sol e a equipe do Clã das Águas se apresentam no domingo, no Park Way, no lançamento do álbum ‘Fontes da Vida’ | Foto: Tatiana Reis/ Divulgação

A multiartista Nathália Sol e a equipe do Clã das Águas promovem, neste domingo (26), o show de lançamento do álbum Fontes da Vida, atos 1 e 2. A coleção, disponível em todas as plataformas digitais, traz composições sobre a ancestralidade, misturando prática de ritmos e ritos dos terreiros de umbanda e candomblé com manifestações culturais afro-brasileiras. A apresentação será realizada na Fraternidade Universalista da Divina Luz Crística, no Park Way, com programação prevista para começar às 14h.

Dando sequência à agenda musical do final de semana, Samambaia recebe, neste domingo (26), mais uma edição do Samamba Rock Especial Lazer, no Skate Park na QS 302. O evento, que reúne esporte, cultura, solidariedade e muita música, terá a apresentação das bandas Entrequadras, Cálida Essência, Diferencial Zero, Black Rainbow e Seconds Of Noise. Para entrar, é preciso doar 1 kg de alimento não perecível.

Nesta sexta-feira (24) e sábado (25), às 20h, o Espaço Cultural Renato Russo (ECRR) recebe o Kalila’s Festival 2023, voltado para os amantes da dança, arte e movimento. O festival é um encontro dos admiradores da arte oriental árabe com shows ao vivo da banda Árabe, acompanhada de bailarinas e bailarinos de Brasília que se apresentarão no palco da Sala Multiúso. A classificação indicativa é 14 anos e a entrada custa R$ 45.

Oficinas e exposições

O Espaço Cultural Renato Russo (ECRR) recebe o Kalila’s Festival 2023 e prossegue com atividades para celebrar o Mês da Consciência Negra | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

O ECRR dá prosseguimento à programação especial voltada para o Mês da Consciência Negra. As atrações trazem saraus com vozes negras, feiras com empreendedores da comunidade de povos tradicionais de matriz africana, além de oficinas de maquiagem e trança e apresentações artísticas locais. Há atrações para diferentes gostos e faixas etárias. A programação completa está disponível no site.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Neste sábado (25) e domingo (26), o Museu de Arte de Brasília oferece oficinas inspiradoras do universo fotográfico, com cursos de câmera escura, cianotipia, antotipia, colagem fotográfica, além de muita contação de histórias. As vagas são limitadas e não há necessidade de inscrição prévia. Confira a programação completa nas redes sociais.

O espaço também oferece a exposição Abrindo Janelas para a Xilogravura de Brasília, que está chegando ao final, com encerramento neste domingo (26). A mostra, disponível das 10h às 20h, traz símbolos e figuras talhadas por jovens estudantes, com uma coletânea de 60 xilogravuras, desenvolvidas com orientação do professor Fernando Gonzales.

Os temas retratados na exposição simbolizam Brasília, o folclore brasileiro e a expressão individual de cada indivíduo. Os visitantes vão apreciar obras inéditas que homenageiam a xilogravura na sua expressão cultural nacional.

Outra dica é a exposição Queda Livre, também no ECRR, com 300 esculturas antropomorfas e modulares, de tamanhos, posturas e arranjos variados, representando seres do universo íntimo do artista Lourenço de Bem. A mostra é realizada na Galeria Rubem Valentim, das 10h às 20h, com entrada franca.