24/11/2023 às 13:14

Secretários de Assistência Social participam de encontro nacional

Fórum discute experiências no atendimento de famílias vulneráveis. Gestores da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) representaram o DF

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

Trocar experiências sobre políticas públicas para garantia de direitos da população mais vulnerável. Esse foi o objetivo do Encontro Nacional do Fórum Nacional de Secretários de Estado de Assistência Social (Fonseas), realizado nestas quinta (23) e sexta-feiras (24), em Porto Alegre (RS). O fórum reuniu equipes técnicas e gestores responsáveis pela assistência social nos estados para integrar ações e disseminar inovações no atendimento às famílias em vulnerabilidade social. Cerca de 100 pessoas participaram do evento.

A secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, representou o Governo do Distrito Federal (GDF) no encontro. “É uma oportunidade de vivenciar e contribuir com esse debate sobre a política de assistência social no país, além de conhecer o que é realizado em outros estados”, destaca.

Ana Paula Marra: “Tivemos que fortalecer nossos serviços por causa do aumento expressivo de famílias que passaram a depender de benefícios sociais para sobreviver. E deu certo” | Fotos: Divulgação/ Sedes

Entre os temas discutidos estão o pacto de aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (Suas): responsabilidade dos entes federados; o cofinanciamento da política de assistência social nos estados e no Distrito Federal; desafios para atendimento à população em situação de rua; relevância do papel dos estados na eliminação da fome, enfrentamento à pobreza e eliminação e ampliação da proteção social no Brasil; desafios na atuação do Suas em situações de calamidade pública e emergências; migração e interiorização e o papel do Suas.

“A rede de proteção social do DF tem políticas públicas que, hoje, são referência no país. A pandemia foi um desafio para a gestão. Tivemos que fortalecer nossos serviços por causa do aumento expressivo de famílias que passaram a depender de benefícios sociais para sobreviver. E deu certo. Hoje estamos aqui para compartilhar nossa experiência”, enfatiza Ana Paula Marra.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Além da secretária de Desenvolvimento Social, participaram do Encontro Nacional do Fonseas o secretário executivo da pasta, Jean Marcel Rates, e a diretora de Atenção Integral às Famílias, Delma Borges.

Na ocasião, também ocorreu o lançamento da 5ª edição da Revista do Fonseas – Gestão Social. A publicação tem como objetivo contribuir para a produção de conhecimentos e informações relevantes que qualifiquem e consolidem o Sistema Único de Assistência Social (Suas).

*Com informações da Sedes