29/11/2023 às 16:59

Livro ‘Cerrado Yoga’ é lançado na 37ª Feira do Livro de Brasília

Obra do Instituto Brasília Ambiental marca os dez anos do projeto Eu Amo Cerrado

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

Foi lançado nesta quarta-feira (29), no estande do Instituto Brasília Ambiental na 37ª edição da Feira do Livro de Brasília (FeLiB), o livro Yoga Cerrado, que traz 21 posturas associando a biodiversidade do Cerrado com a sabedoria milenar do yoga. A obra foi organizada pela Unidade de Educação Ambiental (Educ) e marca os dez anos do projeto Eu Amo Cerrado, campanha institucional da autarquia que busca afirmar o amor pela natureza de forma lúdica.

O presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, que assina a apresentação da obra, destacou a importância do livro como instrumento de divulgação do bioma local. “Somos [o Cerrado] o segundo bioma mais importante. Nossa biodiversidade é espetacular. Por isso, incentivamos e agradecemos as iniciativas como a desta publicação”, afirmou Nemer, durante o lançamento.

O presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, disse que o instituto trabalha em conjunto com a Sema-DF e a SEEDF na missão de cuidar e divulgar o Cerrado | Fotos: Divulgação/Brasília Ambiental

O presidente do instituto disse, ainda, que o Brasília Ambiental não está sozinho na missão de cuidar do Cerrado, citando, como exemplo, trabalhos em conjunto com as secretarias do Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema) e de Educação (SEEDF). Ele informou que o órgão não medirá esforços para transformar o projeto Eu Amo Cerrado em programa e, também, ampliar as ações do Parque Educador, cujos estudantes são um dos públicos-alvo do exemplar recém-lançado.

O chefe da Educ, Marcus Paredes, enfatizou que a obra chega para somar e consolidar a coleção Eu Amo Cerrado. “A coletânea conta com outras publicações e o material dela foi a nossa inspiração para produzir o Cerrado Yoga, que vai ajudar na divulgação do bioma e será mais uma ferramenta disponível para os professores do programa Parque Educador utilizarem em sala de aula.”

O lançamento contou com a presença de 32 alunos do 8º ano do Centro de Ensino Fundamental 407 de Samambaia

A idealizadora do manuscrito e educadora ambiental do instituto, Mariana dos Anjos, lembrou que a coleção Eu Amo Cerrado chamava-se, inicialmente, Cerrado Selvagem. “Era composto só por cartazes sobre aves. Depois agregamos outras publicações, como os de mamíferos, de árvores, entre outros. Atualmente, com este lançamento, passamos a ter 44 publicações, entre fôlderes, cartazes, almanaques, jogos pedagógicos, fotografias e livros. No início, o material era só em papel, depois passou a ter também a versão digital e, mais recentemente, um site interativo. Nosso sonho é que a coleção vire um programa institucionalizado”, detalhou.

A inauguração teve a presença de 32 alunos do 8º ano do Centro de Ensino Fundamental 407 de Samambaia e contou com extensa programação que envolveu contação de histórias do livro Talvez Você Consiga, de Ana Cunha, feita pela educadora ambiental Aline Barreto; apresentação de música em sânscrito com voz e violão do professor de yoga Sri Gopinãtha Das; e a apresentação da obra, por sua idealizadora, de forma prática executando e ensinando ao público alguns dos exercícios ali contidos.

Foram impressos dois mil exemplares que estão disponíveis na FeLiB. O evento se estende até domingo (3/12).

*Com informações do Instituto Brasília Ambiental