01/12/2023 às 17:48, atualizado em 01/12/2023 às 18:01

Pavimentação do acesso ao Setor Hospitalar pela W3 Sul é finalizada

Expectativa é de que trecho tenha trânsito liberado para tráfego de veículos nos próximos dias

Por Victor Fuzeira, da Agência Brasília | Edição: Igor Silveira

As obras viárias na W3 Sul, uma das avenidas mais icônicas da capital federal, avançaram mais uma etapa nesta semana, com a conclusão da instalação de mais 400 metros de pavimento rígido em concreto para o tráfego de ônibus de transporte público. O trecho recém-pavimentado abrange o Setor Hospitalar Sul, na altura das quadras 715 e 716 Sul.

As reformas trarão benefícios para 200 linhas de ônibus que passam pela região diariamente | Fotos: Divulgação/SODF

Com a conclusão desta etapa da obra, a Secretaria de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal (SODF) prevê liberar o trânsito de veículos no trecho já nos próximos dias. A medida irá dirimir os eventuais transtornos decorrentes de interdições anteriores, necessárias para realização dos serviços de recuperação da pista.

“As equipes, agora, prosseguem com a execução do processo de cura do pavimento rígido em concreto para, em breve, fazer a liberação do trânsito na região. A expectativa é que isso ocorra na próxima semana”, explica o secretário de Obras e Infraestrutura do DF, Luciano Carvalho.

Carvalho destaca a amplitude das reformas realizadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para recuperar a avenida, uma das mais icônicas da capital. Um investimento de quase R$ 26 milhões vai garantir a recuperação de todo o pavimento da via, em ambos os sentidos, além da execução de obras complementares, como instalação de calçadas, ampliação da acessibilidade, drenagem e paisagismo.

O trecho recém-pavimentado abrange o Setor Hospitalar Sul, na altura das quadras 715 e 716 Sul

“A recuperação da W3 Sul é uma obra de fundamental importância não só para os moradores do Plano Piloto. Estamos recuperando todo o pavimento da via que sofria com a deterioração há bastante tempo. O objetivo é dar uma solução mais definitiva para o pavimento da região com uma alternativa mais confortável ao motorista, resistente, duradoura e de fácil manutenção”, prossegue o secretário.

Os recursos são provenientes da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), repassados à SODF por meio de convênio.

Mobilidade e acessibilidade

Até o momento, as equipes da SODF já executaram a instalação de 5 mil metros lineares de pavimento em concreto, ideal para o trânsito de veículos pesados, como os ônibus de transporte público. As reformas trarão benefícios para 200 linhas de ônibus que passam pela região diariamente.

[Olho texto=”Com a conclusão desta etapa da obra, a Secretaria de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal (SODF) prevê liberar o trânsito de veículos no trecho já nos próximos dias” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Além do investimento em obras na infraestrutura viária, a avenida também passou por intervenções nas calçadas, totalizando cerca de 6 km de passeios recuperados e com acessibilidade ampliada.

As intervenções contemplam ambos os lados da avenida, nos sentidos Estrada Setor Policial Militar (ESPM) e W3 Norte, proporcionando uma faixa de rolamento com pavimento rígido para o transporte público e duas faixas com pavimento flexível para carros e motocicletas.

As ações na W3 Sul se somam às benfeitorias realizadas nas quadras 500 da via na primeira gestão do governador Ibaneis Rocha. Na ocasião, o Executivo empenhou R$ 24,8 milhões para restaurar estacionamentos, nivelar calçadas com piso tátil e rampas, em arborização e paisagismo, com reforma dos becos entre os blocos, pintura, sinalização horizontal e troca da iluminação.

01/12/2023 - Pavimentação do acesso ao Setor Hospitalar pela W3 Sul é finalizada