05/12/2023 às 16:18, atualizado em 05/12/2023 às 16:39

Anexo do Buriti e Torre de TV recebem Feira Artesanal de Natal

Alunas do Projeto Mão na Massa e empreendedoras rurais irão expor seus produtos de sexta (8) a domingo (10)

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

A Feira Artesanal de Natal, promovida pela Secretaria da Mulher (SMDF) irá expor os trabalhos das alunas do Projeto Mão Na Massa – curso de Artesanato e Empreendedorismo, realizado na Casa da Mulher Brasileira (CMB) em Ceilândia, e de empreendedoras rurais, integrantes do Fórum Permanente das Mulheres do Campo e do Cerrado. A ação vai ocorrer no Anexo do Palácio do Buriti, na próxima sexta-feira (8), das 8h às 17h, e na Torre de TV, boxes 95 e 96, no sábado (9) e no domingo (10), das 8h às 18h.

As alunas do curso de artesanato produziram itens como enfeites para árvores de natal, guirlandas, presépios e bonecos | Foto: Divulgação/SMDF

Toda a renda da venda dos produtos será das alunas. Para a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, é fundamental a união entre o aprendizado e a oportunidade de oferecer a produção ao público. “Com a Feira Natalina, vamos dar a condição para as mulheres exporem seus produtos e, assim, terem a autoestima elevada e a segurança de que podem trabalhar com o artesanato para terem a própria renda, tão importante para poderem sair de situações de violência doméstica”, destaca.

[Olho texto=”“Acabei de conhecer a CMB e fui muito bem-acolhida. O curso é maravilhoso, me permitiu voltar a sonhar, me sentir produtiva e capaz de ter a minha independência econômica”” assinatura=”Daniela Reis, participante do curso” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

As 20 alunas do curso de artesanato produziram itens como enfeites para árvores de natal, guirlandas, presépios, bonecos e outros produtos para ornamentação, durante as aulas de 21 de novembro a 5 de dezembro no espaço Empreende Mais Mulher, oferecido na CMB. O curso contou com palestras de empreendedorismo, brinquedoteca para crianças e lanche para todos os participantes.

Para Daniela Reis, moradora de Taguatinga de 36 anos, o curso representa um novo recomeço. “Acabei de conhecer a CMB e fui muito bem-acolhida. O curso é maravilhoso, me permitiu voltar a sonhar, me sentir produtiva e capaz de ter a minha independência econômica. Vou chamar todas as minhas amigas para virem também conhecer”, comenta.

Os encontros transformam as vidas das mulheres em situação de vulnerabilidade, explica a professora de artesanato Teresa Cristina. “Ensino tudo para que elas possam se sentir capazes de serem independentes. É uma terapia, além das técnicas, transmito calma, concentração, marketing e network. Temos duas alunas que já vão sair daqui sócias”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Projeto Mão na Massa

O Mão na Massa resulta de um acordo de cooperação entre a Secretaria da Mulher (SMDF) e o Instituto BRB, destinado a oferecer cursos para mulheres em situação de vulnerabilidade. A iniciativa faz parte do projeto Rede Sou + Mulher, que visa promover o empreendedorismo e a autonomia econômica das mulheres.

Para fazer a inscrição as interessadas deverão realizar o cadastro por meio do formulário geral de capacitação da SMDF. Após o envio dos dados, a Secretaria da Mulher realizará entrevista com as interessadas, com o objetivo de encontrar afinidades e vocação empreendedora entre as participantes.

Serviço

Feira de Artesanato de Natal e de Empreendedorismo
Datas e locais:
? Anexo do Palácio do Buriti – sexta (8), das 8h às 17h
? Torre de TV (boxes 95 e 96) – sábado (9) e domingo (10), das 8h às 18h.

*Com informações da SMDF

05/12/2023 - Anexo do Buriti e Torre de TV recebem Feira Artesanal de Natal