Fale com o Governo Ações em Destaques

6/12/23 às 17:59, Atualizado em 7/12/23 às 13:41

Programação vai levar magia do Natal às áreas centrais de Brasília

Investimento de R$ 7 milhões vai transformar espaços públicos em ‘Um Sonho de Natal’, com casa do Papai Noel, show de luzes, roda gigante e presépio; atrações gratuitas vão do dia 15 deste mês a 1º de janeiro

Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

O Governo do Distrito Federal (GDF) se prepara para celebrar o Natal de 2023. A partir do dia 15 deste mês, a Esplanada dos Ministérios, a Praça do Buriti e a Praça do Cruzeiro vão se transformar em espaços mágicos e repletos de atividades para todas as idades. Com investimento de R$ 7 milhões, o evento Um Sonho de Natal é totalmente gratuito e estará aberto para visitação todos os dias, até 1º de janeiro, das 17h às 22h.

De forma inédita, neste ano a gestão do evento de Natal e Réveillon está a cargo da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), que promete uma programação variada. A expectativa é que o Um Sonho de Natal receba 1 milhão de pessoas. O público poderá apreciar a cenografia e se divertir com atrações diversas culturais e de lazer.

A expectativa é que o Um Sonho de Natal receba 1 milhão de pessoas que poderão apreciar a cenografia e se divertir com atrações culturais diversificadas | Ilustração: Divulgação/ Secec-DF

Para estimular a participação dos brasilienses, o GDF disponibilizará transporte gratuito, interligando todo o circuito de Natal a cada meia hora durante os dias de evento. “Nosso objetivo é proporcionar para todo DF essa vivência natalina, num projeto completamente diferente promovido pelo GDF e com ênfase na cultura, desfrutando de um evento gratuito, de todos os pontos com diferentes propostas”, afirmou o secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes.

A programação do Um Sonho de Natal contará diariamente com shows de bandas, orquestras, DJs e corais da cidade. Para os pequenos, há teatro e oficinas com capacidade para atender 860 crianças por dia. As bandas e os corais locais têm a oportunidade de participar do evento por meio de chamamento público. Os interessados têm até sexta-feira (8) para se inscrever. O resultado dos contemplados será divulgado sábado (9), no site do evento.

A Vila do Papai Noel terá oficinas natalinas para crianças, chuva de neve artificial e uma variedade de shows

“Desenvolvemos um projeto que vai muito além de um belo cenário e uma ornamentação luminosa. Agregamos todo o circuito de forma a oferecer atividades culturais, possibilitando que os visitantes vivenciem experiências significativas e interativas. Ao final da visita, eles não apenas levam consigo uma foto em meio a uma paisagem deslumbrante, mas também sorrisos e memórias valiosas”, pontuou o diretor-geral do evento, Leonardo Hernandes.

Esplanada dos Ministérios

Durante toda a celebração, haverá a Feira de Presentes, instalada na Esplanada dos Ministérios. O objetivo é dar visibilidade a empreendedores locais, valorizando a economia criativa da cidade. Vinte espaços serão disponibilizados para que os produtos sejam expostos para venda. Já a Vila Gastronômica, no mesmo lugar, abrigará um complexo para dez operações de alimentação, proporcionando aos visitantes uma experiência gastronômica natalina única.

A Vila do Papai Noel será o destaque desta edição. Com um espaço dedicado à Casa do Papai Noel, haverá oficinas natalinas para crianças, chuva de neve artificial e uma variedade de shows, incluindo apresentações do renomado grupo circense Tholl nos dias 22, 23 e 25 de dezembro.

Praça do Buriti – Presépio de Luz
A Praça do Buriti receberá o Presépio de Luz, proporcionando um ambiente encantador para visitação. No local, serão montadas esculturas iluminadas de quatro e seis metros de altura, relembrando a mensagem de união, fraternidade e amor.

Praça do Cruzeiro – Roda Mágica


Uma roda gigante será instalada na Praça do Cruzeiro. Além disso, o público poderá desfrutar de uma vila de food trucks e música com DJs locais. A participação na roda será gratuita mediante retirada de ingresso pela internet.

Últimas Notícias