07/12/2023 às 18:04, atualizado em 07/12/2023 às 19:31

Penitenciária feminina do DF celebra projeto ‘Pintando Oportunidades’

Iniciativa oferece habilidades técnicas, além de promover a transformação pessoal e a autoconfiança de reeducandas

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

Na quarta-feira (6), a Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF) realizou a solenidade de formatura de 40 reeducandas que concluíram o curso de pintura predial pelo projeto “Pintando Oportunidades”. Uma parceria inédita entre a Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF), o grupo Mulheres do Brasil, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), proporcionou a capacitação profissional para custodiadas do regime fechado e semiaberto, abrindo portas para a reinserção no mercado de trabalho da construção civil.

A parceria estratégica entre a Seape-DF, o grupo Mulheres do Brasil e o Senai-DF destaca a importância de iniciativas colaborativas na busca por soluções inovadoras de ressocialização dentro do sistema prisional | Foto: Divulgação/Seape-DF

As participantes receberam certificados em reconhecimento ao empenho dedicado ao longo do programa. Na cerimônia, a Seape foi representada pelos gestores da unidade feminina e pela assessora jurídica da pasta, Renata Pereira. Também participaram da solenidade a cofundadora do grupo Sabin, Janete Vaz; Aline Barbosa, representante do grupo Mulheres do Brasil, e representantes do Ministério Público do DF (Nupri-MPDFT), os promotores Cesar Augusto Nardelli e Lucas Soares Baumfeld.

Capacitação

O curso teve duração de 160 horas/aula e, durante 40 dias, as reeducandas aplicaram os conhecimentos adquiridos na própria unidade. As paredes, antes na cor branca, agora carregam frases de incentivo e esperança de dias melhores. Além da capacitação, as horas do curso são contabilizadas na redução da pena (a cada 12 horas, um dia é diminuído do total do período de reclusão).
As custodiadas, agora pintoras profissionais, receberam um kit de pintura, que possibilitará o início das atividades quando estiverem em liberdade.

*Com informações da Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF)