Fale com o Governo Ações em Destaques

8/12/23 às 16:55, Atualizado em 8/12/23 às 18:39

Parque da Cidade receberá passeio ciclístico no domingo

Durante o evento, programa de monitoramento ambiental feito com sensores de inteligência artificial será divulgado pela Secti-DF

Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

Neste domingo (10), o Parque da Cidade Sarah Kubitschek receberá a 12ª edição do Bora de Bike. O evento tem como objetivo estimular o uso da bicicleta como atividade física, meio de transporte, lazer e esporte. O ponto de concentração será no estacionamento 1, próximo ao Pavilhão de Exposições.

O passeio ciclístico tem o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF) e, na ocasião, será divulgado o projeto de monitoramento ambiental feito por meio de sensores de inteligência artificial | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Esta edição tem expectativa de receber mais de 5 mil pessoas e deve contar com a participação de mais de 50 grupos de ciclistas. O percurso abrange todo o contorno do parque e tem aproximadamente 10 km de extensão.

Para o secretário de Esporte e Lazer, Julio Cesar Ribeiro, o passeio ciclístico chega para celebrar o fortalecimento da sustentabilidade, bem como potencializar outras alternativas de locomoção. “O Parque da Cidade é o cenário perfeito para a realização deste evento. Nós estamos comprometidos com o incentivo à prática esportiva, além de preservar o meio ambiente propondo uma solução simples e ao mesmo tempo sustentável, que é o de andar de bicicleta”, destaca. A pasta marcará presença no evento realizando atividades esportivas e atendimento ao público próximo ao local da largada do passeio.

O passeio ciclístico tem o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF) e, na ocasião, será divulgado o projeto de monitoramento ambiental feito por meio de sensores de inteligência artificial. Os equipamentos, que estão instalados em seis pontos distintos do parque, são responsáveis por fazer a medição da qualidade do ar e da água.

A tecnologia foi desenvolvida por uma startup brasileira e comunica-se diretamente com a nuvem disponibilizando os dados por meio de um site, que pode ser acessado por toda a população.

Para Leonardo Reisman, titular da pasta, a adoção desta tecnologia é um importante instrumento de estímulo para a prática de atividades esportivas. “Por meio da tecnologia, os atletas e demais visitantes do parque poderão ajustar atividades e rotinas de exercício com base nos dados oferecidos pela plataforma. São tecnologias como esta que auxiliam no nosso dia a dia e estão a serviço da comunidade”, destaca.

Arte: Secti-DF

A iniciativa faz parte de um projeto-piloto e tem como objetivo mapear, em tempo real, as condições climáticas do local e gerar alertas para subsidiar a formulação de políticas urbanas sustentáveis, bem como estimular a prática de atividades físicas e recreativas ao ar livre e à conscientização ambiental.

O acompanhamento destes dados possibilita que os órgãos governamentais responsáveis pela gestão ambiental e saúde pública utilizem os dados coletados para implementar políticas mais eficazes de controle da poluição e promoção de ambientes saudáveis. As informações também podem auxiliar pesquisadores na realização de estudos sobre a qualidade do ar na região.

Serviço

12ª edição do Bora de Bike
Data: 10/12 (domingo)
Horário: às 7h
Local: Parque da Cidade (estacionamento 1)
Inscrições: Clique aqui.

*Com informações da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF)

Últimas Notícias