14/12/2023 às 12:03

Auditores fiscais da ativa recebem novas identidades funcionais

Mais de 400 servidores retiraram o documento no auditório da DF Legal entre segunda e quarta-feiras; pasta seguirá com a entrega de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Servidores da ativa da carreira de auditoria de atividades urbanas estiveram, entre estas segunda (11) e quarta (13), na sede da Secretaria DF Legal, para receberem a nova identidade funcional. Além dos auditores da própria pasta, foram agraciados aqueles que trabalham no Instituto Brasília Ambiental, na Vigilância Sanitária (Visa), na Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e na Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob).

As servidoras Sônia Maria Azevedo Andrade, Heraciuda Magalhães Cambuy Avila, Maria José de Souza Ribeiro e Mari Stenia Nogueira de Souza Santana retiraram suas novas identidades funcionais na sede da Secretaria DF Legal | Fotos: Ivonildo Lira/DF Legal

Para o mutirão de entrega, foi montada uma estrutura no auditório da DF Legal. Dos cerca de 760 servidores esperados, 439 foram buscar o documento. Os auditores que não conseguiram fazer a retirada podem comparecer à Diretoria de Gestão de Pessoas (Digep) da DF Legal, no SIA Trecho 03, Lotes 1545/1555, entre segunda e sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

“O colete, acompanhado da nova carteira de identidade funcional, protege o servidor público e dá ao cidadão mais segurança na hora da abordagem”, disse Mário Feliciano de Souza Filho

Quem já recebeu a identidade destacou a satisfação com o documento. “Me sinto mais valorizado com a nova carteira de identificação porque nela, além de constar os meus dados pessoais e função, consta, também, o meu tipo sanguíneo”, afirmou Wilson Arcanjo, auditor há 30 anos.

Sandro Roberto de Farias, da Coordenação de Habite-se e Acessibilidade da DF Legal, salienta a segurança que a nova cédula traz. “A nova identidade é importante porque, além de moderna, traz atualizações em relação à carteira anterior. Com ela, terei acesso a todo tipo de obras e edificações em geral. E vou fazer isso com muito mais segurança”.

O servidor Mário Feliciano de Souza Filho, da Subsecretaria de Fiscalização de Resíduos Sólidos, lembra a importância de a população também poder reconhecer o servidor. “A identificação é superimportante, quando solicitada. O colete, acompanhado da nova carteira de identidade funcional, protege o servidor público e dá ao cidadão mais segurança na hora da abordagem. Estou feliz por isso”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Opinião semelhante tem Manoel Diógenes Lima da Silva, auditor da Vigilância Sanitária. “A nova carteira de identidade funcional traz tranquilidade tanto para o auditor fiscal quanto para o cidadão comum, alvo de fiscalização porque, em caso de dúvida, basta que ele acesse o QR Code para atestar a veracidade da mesma. Isso inibirá a ação de golpistas que, porventura, queiram se passar por um servidor público”.

O documento tem fé pública em todo o território nacional conforme o Decreto nº 43.810, de 5 de outubro de 2022. Nesse primeiro momento, somente os auditores da ativa foram autorizados a receber as carteiras de identidade funcional e, em um segundo momento, em data a ser marcada, será a vez dos servidores aposentados.

*Com informações da DF Legal