15/12/2023 às 09:51, atualizado em 15/12/2023 às 14:18

Shows, corrida e torneio de futsal impactam trânsito no fim de semana 

Detran-DF vai atuar para garantir que eventos ocorram sem comprometer a segurança viária 

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Desta sexta (15) a domingo (17), estão programados eventos culturais e esportivos que vão impactar o trânsito no Plano Piloto e em Taguatinga. Para garantir que a população possa participar dos eventos com segurança, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) planejou a sinalização e as intervenções necessárias no tráfego de veículos e pedestres. 

Mapa da área do Salão Nacional do Turismo, que vai até domingo e terá várias atrações | Imagens: Detran-DF

No Estádio Nacional de Brasília – Arena BRB Mané Garrincha, o Salão Nacional do Turismo começa nesta sexta (15), às 13h, prosseguindo no sábado (16) e no domingo (17) a partir das 10h. À noite, horário em estão previstos shows do evento, o Detran-DF montará um ponto de controle de trânsito (PCTran) na via contorno do estádio. Haverá sinalização ao longo das vias nas proximidades do estádio, a fim de coibir estacionamento irregular, e os agentes auxiliarão na travessia de pedestres. 

Trecho da Corrida Jingle Bells, no Eixo Monumental, com a área demarcada para atuação do Detran-DF

Na noite de sábado,  das 18h às 21h, a Corrida Jingle Bells toma conta do Eixo Monumental. Os atletas se concentrarão no Memorial dos Povos Indígenas, ao lado do Memorial JK, com largada prevista para as 19h. Com percurso de 5 km, os participantes utilizarão duas faixas junto ao canteiro central da via N1 e três faixas na via S1, no trecho compreendido entre a Catedral Rainha da Paz e o Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O Detran-DF também atuará na região.

Área do Torneio Arimateia de Futsal, em Taguatinga: agentes também farão intervenção no local, para garantir a segurança de todos

 Já o Torneio Arimateia de Futsal, que vai deste domingo até 7 de janeiro de 2024, em horários diversos, levará intervenções no trânsito de Taguatinga. O evento será realizado na Área Especial 01 do Taguaparque, e os agentes do Detran-DF vão sinalizar a entrada, a via interna e os acessos, além de fazer patrulhamento para garantir segurança aos jogadores e à plateia.  

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

 Alerta

O Detran-DF reforça a recomendação para estacionar de forma regular, não dirigir após o consumo de bebidas alcoólicas e redobrar a atenção com as travessias de pedestres nas proximidades dos eventos. Aos pedestres, recomenda-se cautela ao fazer as travessias, que devem ser feitas nas faixas de pedestre. A segurança viária, adverte a autarquia, depende do empenho de todos: condutores e pedestres. 

*Com informações do Detran-DF