18/12/2023 às 13:56

Pesquisa avalia impacto do ambiente na segurança da população da Asa Sul

SSP-DF inicia primeiras avaliações de política pública inovadora no país de prevenção de crimes por meio de design de ambientes

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

Servidores da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) realizam, desta segunda (18) até quinta-feira (21), por meio da Subsecretaria de Integração de Políticas em Segurança Pública, pesquisa sobre o ambiente físico e medo do crime em região estratégica na Asa Sul. O programa faz parte do rol de implementações do DF Mais Seguro – Segurança Integral, que contém o Eixo Cidade Mais Segura.

Após reuniões com moradores de diversas regiões do Distrito Federal, iniciadas em outubro deste ano, as equipes da SSP iniciaram o processo de pesquisa e avaliação, neste momento ao redor do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), na Asa Sul. O objetivo é, a partir das análises, desenvolver ações voltadas para a construção de espaços seguros, favorecendo o exercício das liberdades, o controle de desordens e a coesão social, além de desconstruir fatores de medo e insegurança.

A partir desta segunda-feira (18) até quinta-feira (21), os servidores da SSP-DF entrevistam moradores, transeuntes e usuários dos serviços do Centro Pop da Asa Sul | Foto: Divulgação/SSP-DF

Os servidores visitam a localidade, em todos os turnos, ao redor do Centro Pop, para realizar medições e entrevistar moradores, transeuntes e usuários dos serviços do centro. As informações constantes no questionário servirão para elaboração de um relatório que será base para a implementação de políticas públicas e ações da SSP-DF que modificarão e impactarão de forma positiva a segurança da população.

[Olho texto=”“Estamos implementando técnicas de controle de desordens e outras medidas para desconstruir fatores de medo e insegurança que impactam na qualidade de vida da população. É uma proposta inovadora, que coloca o Distrito Federal em destaque no país”” assinatura=”Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública” esquerda_direita_centro=”direita”]

Entre os itens do questionário, destacam-se avaliação de desordens, perfil do cidadão, horários de frequência da localidade e rotina, experiências vivenciadas no local, medo e sensação de segurança, além de sinais de vandalismo ou desordem física. Nesta primeira avaliação, serão entrevistados 250 usuários.

As estratégias visam reduzir a vitimização, dissuadir as decisões dos infratores que precedem atos criminosos e construir um senso de comunidade entre a população para controle territorial das áreas, usando técnicas do design urbano e arquitetônico e o gerenciamento de ambientes construídos e naturais. As ações começam nesta segunda e continuam por diversas regiões do DF.

“Em nossa nova política de integralidade na segurança pública, implementada com diversos eixos de ação, temos uma específica que desenvolve ações voltadas à criação de espaços seguros. Estamos implementando técnicas de controle de desordens e outras medidas para desconstruir fatores de medo e insegurança que impactam na qualidade de vida da população. É uma proposta inovadora, que coloca o Distrito Federal em destaque no país”, afirma o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O programa da SSP consiste na articulação com a sociedade civil e na atuação conjugada entre órgãos e entidades governamentais e não governamentais que priorizam projetos, ações e serviços com o objetivo de promover resultados diretos e indiretos na redução sustentável dos índices de criminalidade e violência, no aumento da sensação de segurança e na melhoria das condições sociais gerais da sociedade com a promoção de direitos humanos.

DF Mais Seguro

O programa DF Mais Seguro – Segurança Integral é definido como o exercício da segurança pública que transcende o controle do crime para abordar as causas e as consequências da criminalidade, violência e insegurança, considerando as interações de fatores relativos ao indivíduo, ao ambiente e ao social, com o objetivo de garantir a ordem pública em harmonia com condições sociais estáveis e sustentáveis, por meio da ampla articulação entre a sociedade civil, os órgãos governamentais e não governamentais, e da sinergia e conjugação de diferentes políticas públicas para promoção de direitos humanos.

Trata-se de um programa instituído pelo Decreto nº 45.165/2023, que entende o exercício da segurança pública como algo que transcende o controle do crime para abordar as causas e as consequências da criminalidade, da violência e da segurança, promovendo-a por meio da articulação e atuação conjugada.

*Com informações da SSP-DF